O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, inaugurou nesta sexta-feira (25), o fórum da comarca de Iaciara, última obra entregue em sua gestão, que terminará na próxima semana.

Segundo Leobino, o novo fórum representa para a população de Iaciara e Nova Roma (distrito judiciário), a certeza de melhores serviços prestados. “Estou entregando aos habitantes desses municípios este funcional e moderno edifício, em circunstâncias de término de mandato e com sentimento de imensa alegria”, enfatizou.

Leobino destacou que além do espaço físico adequado à melhoria das condições de trabalho e atendimento ao público, o novo prédio recebe mobiliário funcional e equipamentos de informática modernos, central telefônica, ar condicionado e demais requisitos para o funcionamento da comarca no padrão correspondente às suas necessidades. “Em razão disso, tudo contribui para que, doravante, o atendimento aos usuários ganhe pontos nos aspectos de qualidade, quantidade e celeridade dos serviços”, frisou.

Edificada em um terreno de 5 mil metros quadrados e com 642 metros quadrados de área construída, a nova Casa da Justiça local custou ao Judiciário goiano R$ 1.453.882,50, incluídos, além do prédio, mobiliário, equipamentos de informática e central telefônica. Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, Iaciara tem atualmente cerca de dois mil processos em tramitação, distribuídos entre as áreas cível, criminal, fazendas públicas e juizado especial cível e criminal. A comarca foi criada pela Lei n° 13.243, de 13 de janeiro de 1998, e instalada em dezembro de 2001.

Resgate de uma dívida
Segundo o juiz Eduardo Perez Oliveira, diretor do Foro local, a entrega do novo prédio resgata uma dívida antiga com a comarca e devolve aos jurisdicionados, servidores e advogados a dignidade que merecem. Para ele, a obra representa a imagem física daquilo que se espera da conduta do Judiciário, seus juízes e servidores, e também de todos aqueles que participam do dia a dia forense. “Estou seguro em dizer que a vida em Iaciara ganha um novo fôlego, um novo ânimo, porque o Tribunal de Justiça, ao olhar para a comarca, ao atender seus anseios, deu início a uma reação em cadeia de respeito e valorização que culminará em favor dos jurisdicionados”, pontuou.

O magistrado garantiu que nenhuma queixa deixará de ser ouvida e nenhum pleito de ser exanimado. “Sabemos que a prestação jurisdicional correta, justa, imparcial, rápida e sábia é direito de todo cidadão e obrigação de todo magistrado, em qualquer grau de jurisdição”, completou. Por fim, Eduardo Perez agradeceu ao desembargador Leobino pela gestão pautada por sua humanidade para com todos. “Uma gestão profícua, séria e comprometida, e que ficará marcada de forma imorredoura na história de Goiás”, finalizou.

Já o vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, que representou o governo de Goiás, disse que “a Justiça sustenta a democracia e por isso é preciso fortalecê-la". Observou que a obra, cujo objetivo é tornar mais humano o trabalho dos servidores, é uma conquista da comunidade, além de garantir alta qualidade na prestação de serviços do Judiciário. Ao se dirigir ao presidente do TJGO, José Eliton expressou grande reconhecimento ao seu trabalho. “Sob a presidência do desembargador Leobino Chaves, o Judiciário goiano foi muito bem representado e teve uma nova e adequada dinâmica de trabalho”, enalteceu.
Para o prefeito de Iaciara, Agnaldo Gomes Ramos, houve um espírito de união entre os poderes para a construção da nova sede. “O novo prédio é fundamental para o desenvolvimento do município. São ações como estas que mostram o Poder Judiciário mais próximo da população. Com isso, a prestação jurisdicional se torna mais ágil, dando à comunidade maior conforto e confiança”, destacou. O advogado Margonzaque Sampaio, que atua na região, falou sobre o envolvimento existente entre o Judiciário local e a população em geral durante a atual gestão. “O presidente e sua equipe deixam uma marca que não será esquecida jamais pelos advogados e pelos jurisdicionados”, disse.

Prestigiaram a solenidade Stenius Lacerda Bastos, diretor-geral do TJGO; Wilson da Silva Dias, juiz-auxiliar da Presidência do TJGO e representante da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); os juízes Carlos Henrique Loução (Itumbiara) e Cláudia Sílvia de Andrade Freitas (Flores de Goiás); Juraci Índio do Brasil, coordenador de Obras do TJGO e tenente-coronel PM Giovanni Valente Bonfim Júnior, assessor militar do TJGO. Também presentes Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, promotor de Justiça local; Delcio Pedro de Oliveira, vice-prefeito de Iaciara; Arécio Bispo Alves, comandante da Polícia Militar do município; Pedro Chaves, deputado federal; Orcino Gonçalves Júnior, secretário-executivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO); além outras autoridades locais, servidores da comarca e moradores da região.

Homenagens


Durante a solenidade, o desembargador Leobino Chaves, o vice-governador José Eliton, o promotor de Justiça local e o 1° juiz titular que atuou na comarca de Iaciara, Carlos Henrique Loução, receberam o título de cidadão iaciarense em razão dos relevantes serviços prestados ao município. A deferência foi outorgada pela Câmara de Vereadores, instituída pelo Decreto Legislativo n° 12, de dezembro de 2012. “Ao agradecer o título, Leobino Chaves afirmou estar honrado com a homenagem. “Prometo esforçar-me por não desmerecer a honraria recebida e dignificá-la em todas as circunstâncias da vida”, assegurou.

Além disso, os juízes Carlos Henrique e Joviano Carneiro Neto, o promotor de Iaciara e ex-prefeito Geraldo José de Lima, foram homenageados pelos servidores do fórum com uma placa em reconhecimento, apreço e admiração pelo serviço prestado à comunidade do município. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: