O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu, nesta segunda-feira (11), comitiva de Catalão, cidade do sudoeste do Estado, para ouvir os requerimentos pleiteados pelos magistrados da comarca.

 

 

 

O principal pedido foi a construção de um novo fórum, pois o atual já não comporta as necessidades do Judiciário. Marcus Vinícius Ayres Barreto, juiz e diretor do Foro de Catalão, frisou que o prédio já passou por duas reformas, mas ainda tem problemas estruturais. Não oferece entrada privativa para os magistrados, que são obrigados a entrar no local pelo acesso próximo à carceragem.

Além disso, Marcus Vinícius mencionou a falta de elevadores, o que causa constrangimento para os portadores de necessidades especiais, que dependem da ajuda de terceiros para chegar ao segundo andar do prédio.

Durante a reunião, também foi pleiteada a entrega de mobiliários novos, juntamente com equipamentos de informática, que, de acordo com o diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior, já serão entregues para os representantes, que poderão levá-los para instalação imediata em Catalão.

Wilson Gamboge também afirmou que “a construção de uma nova sede é mais viável que reformas, tanto financeiramente quanto para a população. Isso porque elas não são bens duráveis e causam transtornos para os usuários do serviço”. No entanto, o Plano de Obras dessa gestão já se encontra praticamente fechado com o valor possível de gastos. Dessa forma, a comarca de Catalão deve conseguir a doação de um terreno para a nova construção e, a partir disso, se reunir com a diretoria de área para definir a quantidade de metros quadrados que deverá ser construída para atender às necessidades da comarca.

Na tentativa de resolver os problemas mais urgentes, a diretoria vai montar uma equipe multifuncional, composta por servidores da tecnologia da informação e administrativa para se deslocar até Catalão e definir o que precisa ser prioritariamente incluído no Plano de Obras dessa gestão.

Além de Marcus Vinícius, integravam a comitiva os magistrados André Luiz Novaes Miguel, Leonys Lopes Campos da Silva e Everton Pereira Santos; o promotor de justiça de Catalão, Mário Henrique Caixeta e advogado, Orioval Cândido Leão, além do deputado estadual e representante político da cidade, Daniel Vilela. O TJGO estava representado também pelos  juízes-auxiliares da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva e Reinaldo Alves Ferreira;  secretário-geral da presidência, Fernando Chaves, e diretores das áreas de informática e Coordenadoria de Obras, Antônio Pires e Luiz Cláudio Dias Ferreira, respectivamente.

Pleitos recorrentes
O presidente do TJGO, Ney Teles de Paula, frisou a importância de receber as comitivas de diversos municípios do Estado, pois são elas que conhecem os problemas na íntegra e os apresentam às diretorias responsáveis com a intenção de resolvê-los. Segundo ele, são recebidas, aproximadamente, quatro comitivas por semana.

Carlos Magno, juiz auxiliar da presidência, fez um balanço dessas visitas e afirmou que existem três pleitos em comum a todas elas. Em primeiro lugar se encontra a criação de mais varas nas comarcas, seguida de melhoria nas estruturas físicas, dentre elas a construção de novos fóruns e a renovação de equipamentos da informática, por fim, o pedido de contratação de novos servidores. (Texto: Jovana Colombo – estagiária / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: