Faleceu nas primeiras horas desta quinta-feira (3), o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador aposentado Leôncio Pinheiro de Lemos. Natural de Goiás, ele comandou o Judiciário Estadual no biênio 1983/1984 e era casado com a desembargadora Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos, atual integrante da 1ª Câmara Criminal do TJGO.

Em 18 de abril de 1969, Leôncio Pinheiro de Lemos “foi nomeado, por merecimento, para preencher uma das vagas surgidas em decorrência da aposentadoria de um dos desembargadores, por ato revolucionário, sendo empossado no cargo de desembargador”, observa o escritor Coelho Vaz, em seu livro Memória do Poder Judiciário de Goiás. Leôncio Pinheiro também foi corregedor de justiça e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

Leôncio Pinheiro de Lemos nasceu em 28 de fevereiro de 1921, sendo seus pais Arthur Pinheiro de Lemos e Mariana Nunes Pinheiro. O ex-presidente do TJGO iniciou seus estudos no Lyceu de Goiás, em sua terra natal, bacharelando-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ele iniciou sua carreira profissional em 4 de novembro de 1949, como membro do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), na comarca de Pontalina. Aprovado em concurso público para a magistratura goiana, Leôncio Pinheiro de Lemos chegou ao cargo de juiz de direito em 1953, iniciando pela comarca de Aurilândia e, em seguida, passando por Nerópolis, Bela Vista de Goiás e Piracanjuba. Removido para a capital, em 1968, atuou como juiz substituto de desembargador.

Última entrevista

A última entrevista concedida pelo desembargador ao Centro de Comunicação Social do TJGO aconteceu em 25 de abril de 2014, em sua residência, quando, em companhia de sua esposa, falou com satisfação e orgulho de sua administração à frente do Judiciário goiano. A entrevista fez parte da uma série de relatos de ex-presidentes do TJGO para a revista “140 Anos de História” do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que foi instalado em 1º de maio de 1874 com o nome de Tribunal de Relação de Goiás. São seus filhos Elene, Lenyon, Eline, Elaine, Eryon, Maria Vitória e Maria Cristina. (Texto: Lílian de França/Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

  •    

    Ouvir notícia: