O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, instalou na sexta-feira (17) a 2ª Vara Judicial (Fazendas Públicas, Criminal, Execução Penal e Juizado Criminal) da comarca de Aragarças. O diretor do Foro local, juiz Jorge Horst Pereira, responderá pela nova unidade judiciária, que foi acrescentada à estrutura da comarca pela Lei Estadual nº 20.254, de 3 de agosto de 2018, que modificou a Organização Judiciária do Estado de Goiás.

Ainda segundo a lei, equitativamente, o acervo cível e criminal, neste caso referente exclusivamente aos crimes em geral, da Vara Judicial da Comarca de Aragarças será, por sorteio, redistribuído para a 2ª Vara, mantendo-se a proporcionalidade do número de feitos com a mesma competência nas duas varas.

Segundo o desembargador-presidente, apenas um juiz na comarca era insuficiente. “Então, temos que dar mais estrutura para ele para que haja uma prestação jurisdicional adequada. Estamos instalando essa nova vara para que a população da região possa ser melhor bem servida”, ressaltou Walter Carlos Lemes.

Conforme o diretor do Foro,  juiz Jorge Horst Pereira, atualmente a comarca conta com cerca de 11 mil processos em tramitação. Ainda conforme ele, sem a instalação da nova vara fica difícil a entrega da prestação jurisdicional célere, eficiente. “Ela é um símbolo da vontade do Tribunal em melhorar a prestação jurisdicional e um marco necessário e verdadeiramente indispensável”, salientou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: