O Parque Municipal Ecológico de Iporá, com sua concepção originada em maio de 2012, é resultado de um projeto acadêmico e de um detalhado trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, embasado na meta 3 do Plano de Gestão do biênio 2019/2021 do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que discorre sobre o desenvolvimento de iniciativas estratégicas resultantes da conscientização socioambiental sustentável. Além do parque ecológico, o projeto agora vai virar livro. O autor da obra" Parque Municipal Ecológico de Iporá: do sonho à realidade", e do projeto acadêmico, intitulado Recuperação e Conservação da Nascente Grota Seca, é Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza, escrevente judiciário da Escrivania de Família e Sucessões da comarca de Iporá.

Para ele, o apoio recebido do TJGO e da Diretoria do Foro daquela comarca, possibilitou a conclusão do curs, e a consequente criação do espaço ambiental. “O Parque Municipal Ecológico de Iporá é um exemplo concreto de que é possível recuperar áreas degradadas com custo baixo. Com a máxima pensar global e agir local é possível mudar o mundo para melhor”, salienta Oívlis Áldrin.

A área está localizada no perímetro urbano do município, anexa aos prédios do Fórum da comarca de Iporá, da Prefeitura Municipal e próxima à sede da Câmara dos Vereadores. Na ocasião da criação do parque, a área apresentava erosões que avançavam em direção ao prédio do Fórum local, com potencialidade de danos ao imóvel, o que foi revertido quando iniciado o processo de recomposição da vegetação daquela área.

O lançamento do livro está previsto para dia 5 de junho, data dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. (Texto: Carolina Dayrell / Foto: banco de imagens - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: