As Eleições Municipais 2020 estão chegando e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) reforça o convite para que os servidores públicos  atuem como mesário voluntário no processo eleitoral deste ano. Responsável por auxiliar os eleitores e fiscalizar o andamento da eleição, resguardando o sigilo do voto, o mesário tem uma função essencial para o exercício da democracia, garantindo que os eleitos sejam verdadeiros representantes da sociedade.
 
Além da responsabilidade e deveres, a função do mesário dá direito a diversos benefícios, tais como auxílio-alimentação, dois dias de folga por cada dia atuante como mesário, critério de desempate em concurso público, se o edital previr esse critério, e, ainda, horas complementares para estudantes universitários.
 
Podem se inscrever como mesário voluntário todos os eleitores maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral, desde que sem impedimentos legais. Entretanto, não poderá atuar como mesário, os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, e o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo e aqueles que pertencem ao quadro de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site do TRE-GO, no aplicativo e-Título, ou ainda pessoalmente no cartório eleitoral em que está inscrito. No entanto, a inscrição não garante automaticamente o direito de ser convocado, que será realizado mediante necessidade para cada local de votação. Desde o dia 18 de agosto, em todo o Brasil, as convocações já estão sendo feitas e, em Goiás, em virtude da Resolução TRE/GO nº 329/2020, estão sendo feitas preferencialmente via WhatsApp ou e-mail.
 
Segurança sanitária
 
Com a situação atual da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é compreensível o receio de se apresentar como mesário devido ao contato próximo com outras pessoas. Para a proteção de todos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, que estabelece normas a serem adotadas por todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Para a proteção dos mesários, será fornecido máscaras de proteção facial, viseiras plásticas (face shield), álcool em gel de uso individual, bem como instruções aos eleitores para estabelecer o distanciamento mínimo. Além disso, será obrigatório o uso de máscara por parte dos eleitores e a disponibilização de álcool em gel em todas as seções eleitorais.(Centro de Comunicação Social, com informações do Tribunal Superior Eleitoral- TSE)
 
  •    

    Ouvir notícia: