42040521581 61889ed12c zA Penitenciária Feminina Consuelo Nasser (PFCN) recebeu, pela primeira vez, o Programa Amparando Filhos Transformando Realidades com a Comunidade Solidária, que tem como objetivo proteger e amparar integralmente filhos de mães reeducandas. O evento foi realizado na sexta-feira (11).

A visita humanizada comemorou o Dia das Mães e a programação incluiu atividades como a Dança Circular, entrega de brindes e lanche, além de muito amor dos filhos com sua mães, que tiveram a oportunidade de se encontrar com eles de uma forma mais tranquila e social.

A pequena A.C., de apenas 12 anos de idade, contou que faz questão de visitar a avó todos os domingos. "A primeira vez que entrei aqui eu me senti muito mal, uma coisa ruim que eu nem sei explicar. Mas eu e meus irmãos fazemos questão de visitar a vovó todos os domingos. Eu a amo muito e quando ela sair nós vamos fazer um almoço bem grande e vamos viajar", contou ela. A menina explicou que o motivo das visitas é para a avó não se sentir sozinha.

Dentre os visitantes, estavam presentes filhos que não viam suas mães há mais de seis meses; mães detentas com filho de colo, netos e familiares que fizeram questão de prestigiar esse dia das mães. As ações do Programa Amparando Filhos acontecerão uma vez por mês.

De acordo com a assistente social do programa, Kamilla Santos da Silva, realizar essas visitas humanizadas é essencial para que essas detentas saibam que elas são importantes para a família. "É fundamental fortalecer os vínculos familiares e parentais. O ambiente criado no Programa, além de amor e carinho, visa proporcionar o empoderamento das mulheres privadas de liberdade, tanto em seu papel maternal como de cidadã, proporcionando autonomia e participação na vida de seus filhos", explicou ela.

A visita foi organizada pela Superintendência de Reintegração Social e Cidadania, Poder Judiciário do Estado de Goiânia, Presídio Consuelo Nasser e Programa Universal no Presídios. (Texto: Mariana Hipólito - Assessoria de imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: