Foto do trabalho de digitalização de processos na comarca de Itapuranga

A comarca de Itapuranga concluiu os trabalhos de digitalização dos processos físicos e híbridos. Em dois meses, foram 1.645 processos digitalizados em uma força-tarefa com a participação de 16 servidores, sob a coordenação de um assessor jurídico e da secretária da Diretoria do Foro local.

Uma das metas prioritárias do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, é implementar 100% o grau de automação do processo judicial eletrônico, por intermédio da digitalização de todos os autos físicos existentes nas 127 comarcas do Estado de Goiás. Conforme divulgado nesta segunda-feira (3), desde o início da atual gestão (biênio 2021/2023), 56% dos processos pendentes já foram integralmente virtualizados.

A diretora do Foro da comarca de Itapuranga, juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante, explica que, do total de processos, 1.000 eram físicos e 645 híbridos. Itapuranga foi uma das onze comarcas que aderiam à digitalização descentralizada, tendo recebido os escâneres do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Na comarca, os trabalhos tiveram início no dia 22 de fevereiro e foram finalizados no dia 29 de abril. “As etapas foram concluídas mesmo durante a suspensão do atendimento presencial, mediante o revezamento dos servidores, em salas separadas e com intervalo para a limpeza e higienização dos ambientes de trabalho, na forma do Decreto Judiciário n º 669/2021”, ressalta a diretora do Foro.

Durante o período da força-tarefa em Itapuranga, os servidores que não atuaram na digitalização continuaram exercendo suas funções remotamente, dando andamento aos processos digitais e realizando o atendimento ao público pelos meios virtuais disponíveis. Os processos físicos e híbridos da comarca ficaram suspensos, conforme Decretos Judiciários números 788, 987 e 1.139, todos de 2021. A suspensão permanecerá até o prazo estipulado neste último decreto, isto é, até 9 de maio de 2021, visto que os processos digitalizados estão sendo incluídos no Sistema de Processos Judicial Digital (Projudi) pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJGO. (Texto: Daniela Becker / Foto: Diretoria do Foro da comarca de Itapuranga - Centro de Comunicação Social do TJGO).

  •    

    Ouvir notícia: