O coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz Clauber Costa Abreu, participou nesta quinta-feira (1º) de audiência pública na Câmara de Vereadores de Goiânia, atendendo convite do vereador William Veloso. Segundo o magistrado, a audiência foi uma oportunidade para apresentar as boas práticas de acessibilidade e inclusão que têm sido implementadas no Judiciário goiano.

A audiência teve como tema “Boas práticas para inclusão”. Conforme o vereador William Veloso, a audiência teve a presença de “diversas vozes e forças em prol  da nossa bandeira, que é a inclusão das pessoas com deficiência”.

“Queremos ouvir os casos de práticas inclusivas que estão dando certo na nossa cidade e estão contribuindo para a melhoria de vida das pessoas com deficiência, além de pensar o futuro para construirmos uma sociedade verdadeiramente inclusiva para elas”, disse o vereador na abertura da audiência. 

Clauber Costa Abreu falou sobre o projeto Conviver, que foi criado na comarca de Cristalina e ficou em primeiro lugar no Prêmio Inovare, de boas práticas no Poder Judiciário, no ano passado. O programa acolhe pessoas com deficiência ofertando atividades profissionais no fórum de Cristalina. “O diretor do foro da comarca estabeleceu uma parceria com instituições da cidade, recebendo pessoas com síndrome de Down e pessoas do espectro autista para exercerem atividades, dando a elas oportunidade de serem incluídas no mercado de trabalho”, explicou o magistrado.



Diante do sucesso do projeto, ele foi trazido para Goiânia no início deste ano. “A princípio, participam seis jovens com síndrome de Down como voluntários, mas a ideia é empregar 15 jovens aprendizes que, ao fim dos contratos com o Tribunal de Justiçapoderão ser encaminhados para vagas de empregos em empresas terceirizadas que prestam serviço ao órgão”, explicou Clauber Costa na audiência pública, que teve também a participação de representantes de outros órgãos, como Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que falaram sobre as boas práticas em suas instituições.   (Centro de Comunicação Social do TJGO com informações da Câmara Municipal de Goiânia)

  •    

    Ouvir notícia: