O presidente da  Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Itaney F. Campos, coordenou reunião com os integrantes daquela comissão, nesta sexta-feira (27), para estabelecer projetos e ações que contribuam para preservação e consolidação da memória institucional do Poder Judiciário goiano.

Em pauta, a importância da memória da Justiça goiana, do resgate, preservação e valorização do seu patrimônio histórico. Além disso, foi sugerida a realização de eventos durante o ano de 2023, como também a necessidade de uma agenda de programação para comemorar no próximo ano os 150 anos do TJGO,  e, ainda, divulgação de matérias e eventos da história do Poder Judiciário goiano.

Ao iniciar a reunião, o desembargador Itaney F. Campos agradeceu aos integrantes da comissão e destacou a importância do apoio da gestão do TJGO. “O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, tem nos apoiado em todas as demandas, como também no desenvolvimento de um trabalho ligado à questão da memória do Judiciário. O desembargador Carlos França tem uma preocupação com a memória institucional e ainda designou equipe para atuar nesta área”, salientou Itaney F.  Campos.

O presidente da comissão lembrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu, por meio de resoluções, uma política nacional de gestão da memória institucional para os tribunais brasileiros. Lembrou, além disso, da necessidade de se enriquecer o acervo do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, sediado na cidade de Goiás.

Obras
Após o encontro, o desembargador Itaney F. Campos entregou aos participantes o livro “Notícias Históricas do Bairro de Campinas”, de sua autoria, reimpresso recentemente, como também a obra “Vivências no Agreste”, do autor José Fernandes Sobrinho, "um brinde que os sobrinhos do autor, de Uruaçu, ofereceram aos membros da Comissão de Cultura do TJGO", informou o desembargador Itaney F. Campos. 

Participaram da reunião os desembargadores Carlos Hipólito Escher, Luiz Cláudio Veiga Braga e José Carlos de Oliveira; o diretor do Centro de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Luciano Augusto Souza Andrade e o assessor cultural TJGO, escritor Gabriel Nascente. (Texto: Arianne Lopes/ fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

 

  •    

    Ouvir notícia: