O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Ricardo Nicoli, esteve à frente do curso de capacitação dos gestores das Unidades de Processamento Judiciais (UPJs) das Varas Cíveis da comarca de Goiânia sobre o procedimento, gestão de processos das unidades e novo método de trabalho, realizado nesta segunda-feira (20) na Diretoria do Foro, no Fórum Cível de Goiânia.

O juiz Ricardo Nicoli ressaltou a necessidade da realização do curso tendo em vista a inauguração recente das 3ª e 4ª Unidades de Processamento Judiciais (UPJs) das Varas Cíveis da comarca de Goiânia. O magistrado também destacou a implementação das unidades como “modelo de gestão de cartórios mais eficiente, uma vez que centraliza a administração de procedimentos, padroniza atos e rotinas e especializa equipes por setores de trabalho, otimizando mão de obra e o aproveitamento do espaço físico”.

Segundo o gestor master das 1ª e 2ª UPJ’s das Varas Cíveis, Samuel Silvério de Oliveira, os servidores foram orientados sobre a prática das novas rotinas,  que consistem na divisão em equipes e, também, em métodos para divisão e organização do trabalho e acompanhamento da produtividade. “A UPJ renova o método de trabalho visando otimizar os recursos, unificar procedimentos e trazer maior agilidade no andamento processual”, frisou o gestor.


Trabalho eficiente

Conforme o coordenador judiciário da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Thiago Borges Dutra Castro, o conhecimento de gestão de processos é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho dentro das escrivanias. “Isso porque as técnicas de gestão permitem mapear fluxos e procedimentos, identificando as melhores práticas e eliminando possíveis gargalos e retrabalho”, explicou. Ele ainda acrescentou que essa iniciativa da Diretoria do Foro tem como objetivo disponibilizar ferramentas para que o trabalho dos servidores nas UPJs seja cada vez mais eficiente.

Além do coordenador judiciário da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Thiago Borges Dutra Castro e do gestor master das 1ª e 2ª UPJ’s das Varas Cíveis, Samuel Silvério de Oliveira, também participou do treinamento, a gestora master da 1ª Unidade de Processamento Judicial dos Juizados da Fazenda Pública, Andréia Abreu Fernandes Bueno.  (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: