Mais de 5 mil alunos, de 14 escolas dos municípios de Jaraguá, São Francisco e Jesúpolis, tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre violência doméstica, suas causas e consequências, por meio de palestras realizadas pelo titular da comarca de Jaraguá, juiz Liciomar Fernandes da Silva. A iniciativa integrou a programação da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que se encerra no fim da tarde desta sexta-feira (15).

Além de instrução sobre fatos concretos e legais, o magistrado, que é titular de vara criminal e juiz da vara da infância e juventude, fez uma abordagem preventiva, pois entende “que melhor do que trabalhar a consequência é conscientizar os homens e mulheres do futuro”.

Pais de alunos, professores e coordenadores de escolas também participaram da ação, ampliada pelo sistema de difusão de rádio local, por meio de entrevistas com Liciomar Fernandes. “Foi a forma que eu encontrei de alcançar o maior número de pessoas em tão pouco tempo para tratar desse tema tão atual e prático na vida de todas as famílias brasileiras”, disse o juiz, que, além da violência doméstica, falou também sobre o enfrentamento de drogas e abusos sexuais. “É necessário trabalhar a sociedade para formar gente de bem para o futuro. As escolas devem-se atentar que não basta fabricar profissionais; tem que fazer gente”, observou Liciomar, para quem nenhum ser humano deve ser agredido fisicamente, psicologicamente, moralmente, sexualmente ou patrimonialmente. “Muito menos uma mulher”.

O ciclo de palestras contou com o evento de abertura oficial na Câmara de Vereadores de Jaraguá no dia 12 de março, às 20 horas, quando contou com a presença dos membros do legislativo local, juiz e representantes da comunidade. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Fale conosco sobre esta página