Com o propósito de realizar uma administração participativa, o desembargador Gilberto Marques Filho foi eleito hoje, pelo Plenário, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para o biênio 2017/19. Na mesma sessão foram eleitos para o cargo de vice-presidente a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco e para corregedor-geral da Justiça o desembargador Walter Carlos Lemes. A posse dos novos dirigentes será realizada no dia 1º de fevereiro de 2017. O presidente Leobino Valente Chaves (foto) presidiu a sessão. 

Gilberto Marques Filho (foto) agradeceu a votação recebida – dos 33 desembargadores que participaram, ele obteve voto de 26, houve ainda 5 votos em branco e 2 nulos – e afirmou que trabalhará para não decepcionar aqueles que confiaram o seu voto e surpreenderá os demais. Ele lembrou o trabalho à frente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás e na diretoria do Foro da comarca de Goiânia. “Falo que corresponderei às expectativas com base no trabalho que já realizei, que me garantiu a experiência necessária para realizar uma administração positiva”, disse ele.

Nascido em Buriti Alegre, Gilberto Marques Filho formou-se em Direito, em 1974, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira na magistratura em 1976, na comarca de Ivolândia, sendo que no mesmo ano passou a atuar em Guapó. Em 1983, assumiu como juiz titular na comarca de Trindade.

No ano de 1987, atuou no Juizado da Infância e Juventude, no 1º Juizado Especial Cível e na Vara de Assistência Judiciária em Goiânia, enquanto em 2001 assumiu a diretoria do foro da comarca da capital. Tornou-se desembargador em março de 2002. Em 2011, foi eleito para integrar o TRE-GO como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, assumindo a presidência em 2012.

Vice-presidente

A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco (foto) foi eleita vice-presidente com 22 votos – a votação teve 8 votos nulos e 3 em branco. A magistrada agradeceu a confiança depositada em seu trabalho, que levou à sua eleição e cumprimentou os demais desembargadores pelo ato de independência demonstrada.

Beatriz Figueiredo Granco ingressou no TJGO em dezembro de 2000, em vaga do quinto constitucional do Ministério Público do Estado. Foi promotora e procuradora de Justiça no período de 1978 a 2000. Foi vice-presidente do TRE-GO e corregedora-geral eleitoral de 2007 a 2008 e presidente do TRE-GO de 2008 a 2009. Também foi corregedora-geral da Justiça de Goiás no biênio 2011/13.

Corregedor-geral

O desembargador Walter Carlos Lemes (foto à direita), ao ser eleito corregedor-geral da Justiça de Goiás, parabenizou o Plenário do TJGO por ter realizado uma sessão extremamente “tranquila, que mostrou o discernimento e a competência dos desembargadores goianos”. Segundo ele, a forma como transcorreu a sessão deixou clara a maturidade alcançada pela Justiça de Goiás.

Walter Carlos Lemes nasceu em Bela Vista de Goiás. Formou-se em Direito na turma de 1974 da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Ingressou na magistratura em 1981, atuando inicialmente em Vianópolis, Pires do Rio, Orizona, Silvânia, Leopoldo de Bulhões, Caiapônia, Piranhas, Jataí e, em 1987, chegou a Goiânia. Em 2003, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador. Presidiu o TRE-GO, no biênio 2013/15.

Galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: