Uma mensagem intimista, um silêncio rompido por elementos da própria natureza, o domínio de tons, cores e pinceladas fortes e o desenvolvimento de técnicas e temas variados através da visão de dois artistas completos e autodidatas. É justamente esse dueto com representações da natureza, paisagens e figuras humanas com a utilização da técnica óleo sobre tela que será representado pelos artistas plásticos Nilce Noleto e Leonel Guerra na exposição que será aberta nesta terça-feira (6), às 16 horas, no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no hall do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A abertura será procedida pelo desembargador Itaney Francisco Campos. A entrada é gratuita e a mostra prosseguirá até 23 de dezembro.

A explosão da natureza por meio da fauna e da flora de várias lugares do País, com a presença de araras, borboletas, pavão e capins dourados, folhas de outono, raios de sol sempre foram traços marcantes da artista matogrossense Laurice Noleto, que cresceu em meio a uma família apaixonada pela arte que tem em seu rol cantores, escultores e artesãos. Contudo, uma tragédia em família há alguns anos, a perda do irmão caçula, fez com que ela desenvolvesse um novo olhar individual e ampliasse seu horizonte de abordagens, que inclui paisagens e representação da água com seus reflexos, cenário impregnado de poesia e paz interior. “Antes retratava tão-somente o estilo acadêmico da fauna e flora brasileira, meu tema central. Mas acabei expandindo minha arte após a grande perda familiar que tive. Após o período de luto, voltei a pintar no meu ateliê de 8 a 10 horas por dia e fui lavando minha dor. Assim, brotaram vários temas e estilos ao retratar paisagens e figuras humanas”, explicou.

Sobre os artistas

Laurice Noleto de Souza, nascida no Mato Grosso (MT), começou a pintar há mais de 15 anos e já realizou dezenas de exposições, em Goiânia, onde mora desde criança, e outras cidades do interior de Goiás, em Brasília (DF), Gurupi (TO), e também no exterior, em Viena (Áustria), Santo Domingo (República Dominicana), Santiago (Chile) e Nova York (EUA).

O artista autodidata Leonel Guerra é professor de pintura desde 1991 e realizou sua primeira exposição nesse período em Curimatá (PI). Em 1995 mudou-se para Goiânia e, em 1998, começou a dar aulas de pintura em ateliês locais, onde exerce a função até hoje. Participou de algumas exportações nessa época, além de pintar por encomenda e comercializar quadros para o Brasil e para o exterior. (Texto: Myrelle Motta – Centro de Comunicação Social)

  •    

    Ouvir notícia: