Folclore, regionalismo e festas típicas do interior do Brasil são algumas cenas representadas pelos artistas Lourdes de Deus e Amomm de Deus, mãe e filho, na exposição Duas Gerações da Arte Naif Brasileira, no Espaço Cultural Goiandira do Couto, localizado no hall do do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O público tem até o dia 6 de maio para conferir as 43 obras que demonstram a cultura popular brasileira. 

Os artistas plásticos usam diferentes estilos artísticos, porém, dentro do mesmo universo chamado Naif, palavra francesa que significa ingênuo, autodidata. “Isso significa que não há uma técnica acadêmica específica, é usada criatividade própria”, explicou Edemm Shalon, responsável pela exposição.

O trabalho de Lourdes de Deus é carregado de brasilidade. Sua característica fundamental é a valorização da cultura popular brasileira. As telas têm cores extremamente alegres e vibrantes. As obras de Amomm são caracterizados por cores suaves e delicadas remetendo-se à vida no campo. “Os trabalhos do pintor nos fazem refletir sobre as coisas que nossos antepassados certamente viveram, tais como: fogão à lenha, ver a lua sentado no quintal, os animais no campo, rios e cachoeiras, tocar a boiada, romarias, etc.”, ressaltou Edemm.

Entre as obras dos dois artistas estão a Bumbá meu Boi; Arraiá de São João, Ciranda na Escola de Goiás, Carreiro Apaixonado, Quebra de Potes, Abençoado por Deus e As pastorinhas, sendo que estas duas nos próximos dias irão para o Museu de Arte Naif da Eslovênia e Museu de Arte de Cetara, na Itália.

Duas gerações
O nome da exposição Duas Gerações da Arte Naif Brasileira se deve ao fato de a família estar envolvida no mundo da arte. Lourdes é mulher do renomado artista plástico e ícone da arte Naif brasileira, reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um dos maiores pintores, Waldomiro de Deus, pai de Amomm de Deus.

Lourdes de Deus é pernambucana, nasceu em Custódio, mas foi criada em Osasco (SP). Casou-se com Waldomiro, em 1976. A artista é mãe de seis filhos. A família se mudou para Goiânia em 1990, onde a artista possuiu seu atelier desde então.

Amomm é o único filho do casal que, de fato, herdou o dom e a inclinação para a arte Naif. O jovem é apreciador da música sertaneja e aos 11 anos iniciou sua carreira nas artes. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: