Os representantes da Comissão Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadores Itaney Francisco Campos e Luiz Cláudio Veiga Braga, hipotecaram, nesta terça-feira (27), ao superintendente Executivo de Cultura, Nasr Fayad Chaul, apoio à sua candidatura junto à Academia Goiana de Letras. O encontro, em seu gabinete, contou ainda com a presença do poeta Gabriel Nascente, também ocupante de uma cadeira nesta academia e integrante da Comissão Cultural do TJGO.

Nasr Chaul pleitea a vaga do imortal escritor e pesquisador Humberto Crispim Borges, autor de obras importantes como Cacho de Tucum, Retrato da Academia Goiana de Letras, da Farda ao Fardão Acadêmico, o Vale das Imbaúbas, Chico Trinta e O Pacificador do Norte, entre outras. Natural de Anápolis, ele estudou até o segundo ano do Curso de Medicina, quando desistiu por falta recursos financeiros. Fez carreira militar e aposentou-se como coronel reformado do Exército brasileiro. Ele morreu aos 97 anos, em dezembro de 2015.

Nasr Chaul disse que recebeu com carinho esta manifestação. “Para mim é enaltecedor. Me orgulha muito de, espontaneamente, receber dois amigos desembargadores e colegas de longas datas e um poeta como o Gabriel Nascente. Eu fico muito feliz de ser merecedor desta honra e espero estar à altura de tudo que eles pensam e trouxeram para me honrar hoje”.

Para o desembargador Itaney Campos, Nasr Chaul é uma referência na atividade cultural em Goiás. “É um historiador, com doutorado pela USP (Universidade de São Paulo) e com uma produção excepcional em termos de livros, de história e de análise da evolução histórica de Goiás”. Para ele, ao postular a Academia Goiana de Letras, Nasr vai naturalmente engrandecê-la. “Sua experiência de vida como agitador cultural, vai possibilitar à academia um reflorescimento e uma expansão que ela necessita profundamente”.

Além de 10 livros publicados, quase todos na área de história, Nasr Chaul também é compositor e tem mais de 200 letras gravadas por vários músicos de Goiás como Marcelo Barra, Bororó, Maria Eugênia, Juraíldes da Cruz, Frenando Perilo, Ricardo leão, Cláudia Vieira e Maíra, entre outros, bem como Saudade Brejeira, gravada por Caetano Veloso e Zezé de Camargo, no filme dois Filhos de Francisco.

Nasr Chaul destaca-se ainda por sua atividade como administrador. “Foram 17 anos na vida cultural do Estado, ajudando a efetivar muitas coisas como a Bienal do Livro, o Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental) e tantas obras que reeditamos e tantas igrejas e patrimônios culturais que reerguemos”. (Texto: Lilian de França/ Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: