O projeto A Justiça vai à Escola nas Eleições, desenvolvido na comarca de Caiapônia, já visitou 13 das 20 instituições escolares municipais e estaduais programadas para receber a ação.

A iniciativa, idealizada pelo diretor do Foro local, juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, conta com o apoio do TJGO e beneficia diretamente cerca de 2.500 alunos do município. Lançada em março, a ação será concluída em novembro. O magistrado explica que o projeto tem o objetivo de criar e reforçar nos jovens os valores da cidadania, Direito e Justiça, e que tem por base a cartilha O que você tem a ver com a corrupção?.

Nos encontros, são abordados assuntos relacionados ao pleito municipal, como o papel dos prefeitos, dos vereadores, do juiz eleitoral e do promotor eleitoral, a dinâmica de uma eleição, a importância dos partidos políticos, a compra de votos, a propaganda política, entre outras questões. A participação dos alunos é intensa em todos os encontros, onde as perguntas mais frequentes são aquelas sobre o que fazem os vereadores, o que é a corrupção e como escolher um prefeito, afirma o magistrado.  O objetivo e “trazer à tona uma reflexão, incutindo nos alunos do ensino fundamental e médio ensinamentos sobre responsabilidade coletiva e ética”, explica. (Texto: Lorrany Oliveira - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: