A juíza Placidina Pires, da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e de Lavagem de Capitais da comarca de Goiânia, condenou sete pessoas por terem integrado organização criminosa desmantelada pela operação “Novo Cangaço”, entre 2015 e 2016. As investigações mostraram que o grupo participou do roubo à agência do Banco do Brasil de Mara Rosa. Eles cumprirão a pena em regime fechado, sem direito de recorrer em liberdade.

Segundo as investigações, o grupo participou de vários roubos a bancos e a carros-fortes em Goiás, especialmente no interior. No entanto, de acordo com a magistrada, os outros feitos ainda não estão prontos para julgamento.

Consta dos autos que o bando criminoso arquitetou e executou o roubo a uma carga de explosivos na Mineradora Anglo American, na cidade de Barro Alto, no dia 9 de outubro de 2015, e, a partir daí, de posse dos explosivos subtraídos, mediante o mesmo modus operandi (invasão da cidade interiorana, com fuzis, uso de explosivos e reféns) atuou diretamente no roubo a banco em Santana do Araguaia, no Pará, em 4 de novembro de 2015.

Eles teriam atuado também no roubo a banco em Nova Crixás, em 6 de novembro de 2015; no roubo a banco (Banco do Brasil e Banco Bradesco) e latrocínio em São Miguel do Araguaia, no dia 13 de janeiro de 2016; no roubo a banco em Mara Rosa, em 13 de março de 2016; no roubo a banco em Cavalcante, no dia 30 de junho de 2016; no roubo banco em Araguaçu, no Estado do Tocantins, em 11 de agosto de 2016; no roubo a banco em Santa Terezinha de Goiás, no dia 26 de outubro de 2016; no roubo ao carro-forte entre as cidades de Campinaçu e Minaçu-GO, em 10 de novembro de 2016, ocasião em que parte do grupo criminoso foi preso em flagrante delito.

Em virtude das ações do bando criminoso terem apresentado semelhanças, tanto em virtude do mesmo modus operandi empregado, como da violência e alto poder de destruição e de intimação da população, tanto que foi denominada de “Novo Cangaço”, foi realizada, no âmbito do Estado de Goiás, uma investigação única e conjunta por parte do Grupo Antirroubo a Banco GAB da Polícia Cívil, com o apoio das unidades policiais do GRAER e do COD da Polícia Militar goiana.

As similitudes inicialmente verificadas foram que os ataques às cidades interioranas sempre ocorriam no período noturno; os integrantes do bando realizavam grande quantidade de disparos de armas de fogo de grosso calibre, como fuzis e escopetas, com motoqueiros rondando as cidades, atirando como forma de sitiá-las e intimidar a polícia, com tiros efetuados nos quartéis e em prédios públicos e, ainda, usavam roupas camufladas de mangas longas, luvas, coturnos e balaclavas e subtraíam veículos com carrocerias para utilizá-los na fuga.

O grupo criminoso ainda fazia reféns nas proximidades das instituições financeiras, os quais eram utilizados como escudo humano, bem assim eram obrigados a ajudar os criminosos a quebrarem as vidraças dos bancos, a recolherem o dinheiro após a explosão, eram levados na fuga e deixados na saída da cidade, além de que as ações visavam a explosão do cofre central da agência bancária, com explosivos e cordéis detonantes roubados na cidade goiana de Barro Alto, na mineradora Anglo American e, em seguida, o bando ateava fogo nos veículos utilizados na fuga.

Depois de uma série de roubos e explosões a agências bancárias no interior de Goiás, do latrocínio consumado da jovem Vivianny Costa Ferreira, em São Miguel do Araguaia, no dia 13 de janeiro de 2016, e da explosão a um carro-forte em Campinaçu, em 10 de novembro de 2016, finalmente foi possível a prisão em flagrante de alguns integrantes do bando, quais sejam; Hugo Sérgio Borges, Lucas Alcântara Santos de Souza, Azenilton José da Costa e Rafael Marcelo de Souza, bem como a prisão cautelar (temporária) de Wilbon Desiderio de Sousa e Welles Desiderio de Sousa, bem como a prisão preventiva de Daniel Xavier da Silva.

"As penas foram agravadas porque o grupo criminoso difundiu medo e terror aos moradores da região Norte do Estado de Goiás, máxima porque o bando agia disposto a matar, tanto que ceifou a vida de uma jovem servidora pública na ação de São Miguel do Araguaia. As circunstâncias do crime também são desfavoráveis ao sentenciado porque a referida organização criminosa perdurou por mais de um ano e praticou, ao menos, seis crimes de roubo a bancos e a um a carro-forte". As cidades atingidas foram Barro Alto, São Miguel do Araguaia, Mara Rosa, Cavalcante, Santa Terezinha, Campinaçu e Minaçu. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: