Em Goiás, de agora em diante, os jurisdicionados poderão consultar um processo em andamento na Justiça direto do seu smartphone, pelo TJGO ADV, o primeiro aplicativo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Apresentado oficialmente em uma transmissão ao vivo pelo Youtube, nesta terça-feira (26), o app é uma das recentes novidades da área da Tecnologia da Informatização lançadas pelo presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes.

Além do próprio cidadão poder pesquisar um processo digitando seu número, o aplicativo permite que advogados, membros do Ministério Público, defensores públicos e procuradores do Estado, com mesmo login e senha usados para acessar a plataforma do processo digital (Projudi/PJD), acompanhem todos os processos nos quais representam e as movimentações realizadas no sistema Projudi/PJD. O usuário também poderá optar por receber notificações de um determinado processo – ao clicar na notificação, aparecem os dados dos autos.

Outra funcionalidade da ferramenta é o calendário, onde é possível observar os eventos relacionados ao processo, como, por exemplo, uma audiência agendada. Ainda, nas configurações do app, os membros do sistema de Justiça poderão ativar o lembrete, escolhendo com quanto tempo de antecedência desejam ser avisados da data do evento. De acordo com o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi Costa, novas funcionalidades estarão disponíveis em breve no aplicativo. “As próximas atualizações vão contemplar a visualização do arquivo da movimentação e o peticionamento por meio do app”, adianta o diretor. O TJGO ADV pode ser baixado nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play Store.

Para criação do primeiro aplicativo do TJGO, foram três meses de desenvolvimento e um mês de testes, para correção de falhas e aperfeiçoamento. A maior dificuldade, segundo o analista de Desenvolvimento de Software e responsável pelo TJGO ADV, César Augusto Garcia, foi definir uma tecnologia adequada para as plataformas dos dois sistemas, iOS e Android, dentro da meta de tempo estabelecida. “Queremos avançar bastante nas funcionalidades do app ainda e, agora, esperamos o feedback dos usuários, pois, afinal, o desenvolvimento de um software nunca termina, nós só começamos e vamos sempre atualizá-lo”, afirma o servidor do TJGO, declarando que os app são o futuro da tecnologia e, portanto, outras ideias estão nos projetos da equipe do tribunal para facilitar os usuários da Justiça.

Lançamento virtual
Na transmissão ao vivo, o TJGO fez dois lançamentos da área de T.I.: o app e o Sistema de Inteligência Artificial, chamado BERNA (veja aqui). O presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, relembrou que a modernização do tribunal na parte de informatização sempre esteve entre suas preocupações desde o início da gestão. “Acho que os avanços que já alcançamos têm facilitado a atuação do Poder Judiciário neste momento e contamos com as sugestões dos membros dos órgãos do sistema de Justiça para implantarmos soluções para melhor atender ao jurisdicionado”, destacou o presidente.

Para o juiz auxiliar da Presidência, Cláudio Henrique Araújo de Castro, que chamou o primeiro app do TJGO de um “Projudi de bolso”, as duas ferramentas são de extrema relevância para o trabalho dos usuários e demonstram que a gestão do presidente Walter Carlos escolheu trilhar o caminho da evolução diante do atual cenário de crise.

“Neste momento, temos dois caminhos. Ou ficamos acomodados ou evoluímos. Nós escolhemos trilhar o caminho de superar os obstáculos e evoluirmos. Ao final, veremos que a gestão do desembargador Walter Carlos deixará uma marca no TJGO, pois suas ações engrandeceram o Poder Judiciário goiano”, declarou o magistrado, que também agradeceu a toda equipe envolvida nos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Participações
A transmissão de lançamento das ferramentas contou com a participação remota do procurador-geral da Justiça, Aylton Flávio Vechi; do defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; do presidente da OAB – Seção Goiás, Lúcio Flávio de Paiva, do subprocurador-geral Contencioso da Procuradoria-geral do Estado, Frederico Antunes Costa Tormin; do diretor de Informática da Defensoria Pública de Goiás, Leandro Lima; e dos diretores do TJGO: Antônio Pires (Gestão da Informação), Anderson Yagi Costa (Informática) e José Roberto Nascimento (Cerimonial e Relações Públicas). (Texto: Daniela Becker - Centro de Comunicação Social do TJGO).

 

 

  •    

    Ouvir notícia: