O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, fez a doação de 50 computadores para os alunos de baixa renda da Universidade Federal de Goiás (UFG). O termo de doação foi assinado pelo desembargador-presidente e pelo reitor da UFG, Edward Madureira, na tarde desta terça-feira (15), em solenidade no Salão Nobre da Presidência.

Em razão da urgência da necessidade dos alunos, os computadores já foram entregues. O estudante de artes de visuais, Tiago Alves Queiroz, 23 anos, foi um dos contemplados. Sem condições financeiras de comprar um computador, ele usava um outro emprestado. “Uma amiga me emprestou para eu não ficar sem estudar. Eu achei que teria que trancar o semestre. Fiquei preocupado porque a qualquer momento eu teria que devolver o computador. Me inscrevi no programa e, hoje, graças ao TJGO, eu recebi a doação”, disse.

Daniela dos Santos Almeida, 30 anos, cursa o 6º período de Filosofia da UFG, e também recebeu um computador. Ela conta que desde o início da pandemia estava assistindo as aulas pelo celular. “Agora assisto às aulas com mais conforto e, tenho certeza, meu rendimento vai aumentar. Tenho muita sorte porque há colegas que nem celular têm”, disse.

Exemplo do presidente do TJGO

Na solenidade, o presidente do TJGO lembrou que quando estudou na UFG ele também participou de programas sociais na universidade. “Eu passei pela UFG em um tempo muito difícil da minha vida. Fui morar na Casa de Estudante Universitário e utilizava diariamente o restaurante da faculdade para comer. Hoje eu sinto honrado em estar onde estou e grato por poder de alguma forma contribuir para que esses alunos possam ter um instrumento para eles aprimorem seus estudos”, destacou.

De acordo com o reitor da UFG, Edward Madureira, a iniciativa do TJGO em fazer a doação é de grande importância para os alunos que mais precisam. Segundo ele, as aulas on-line já começaram e pelo menos 25% de seus estudantes são carentes, com renda per capita de até meio salário-mínimo, o que equivale a cerca de 5 mil estudantes que não têm condições de comprar um computador. “Obrigado desembargador Walter Carlos Lemes por colaborar com nossos estudantes. Ouvimos aqui o testemunho do senhor que hoje é presidente do TJGO”, salientou.

A representante da Associação dos Egressos da UFG, Rosângela Almeida de Castro, reiterou as palavras de Edward Madureira e, em nome dos alunos que foram beneficiados com os computadores, ela agradeceu a iniciativa do TJGO. “Solidariedade é a palavra que mais cabe nesse momento”, salientou.

Segundo o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, é preciso ter uma visão global do serviço público que leve o benefício a população sem esta distinçao dos órgãos. “Temos que pensar que o Poder Público como um todo é para servir a população. Desde o início desta gestão, o presidente adotou, como uma das prioridades, a informatização do tribunal, e isso tem nos proporcionado também a atender diversas entidades”, destacou, ao lembrar que na atual gestão o TJGO fez doações importantes, tanto da informatização quanto na de mobiliário.

Cejusc
Também foi assinado pelo presidente do TJGO e pelo reitor da UFG o Termo de Cooperação que visa a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e a execução de projetos de ensino e extensão da Faculdade de Direito (FD/UFG), relativos à mediação, conciliação e arbitragem.

Também participaram das assinaturas, a secretária-geral da Presidência do TJGO, Eliene Maria Ramos; o juiz-titular do 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia, Murilo Vieira de Faria; a diretora administrativa do TJGO, Tatiana Rodrigues Ferreira; a pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFG (PRAE), Maísa Miralva da Silva; o diretor do Centro de Comunicação Social do TJGO, Luciano Augusto; o conselheiro fiscal da Associação dos Egressos, Elias Menta; e o coordenador da Reitoria Digital da UFG, Pablo Lisboa. (Texto e Foto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: