Informatização, transparência e governança. Estes foram os principais avanços do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás na administração do desembargador Walter Carlos Lemes, no biênio que terminará em fevereiro de 2021. Com o objetivo de apresentar os resultados parciais do plano de gestão previsto para este período, foi realizada, nesta quinta-feira (17), a 5ª e última Reunião de Análise Estratégica (RAE).

O relatório apresentado demonstra que, das 14 metas estabelecidas, 10 já foram cumpridas e duas estão em situação razoável com expectativa de atingir o percentual desejado. Algumas delas, além de serem totalmente cumpridas, superaram  os índices estabelecidos.

Na informatização, o destaque ficou com a Meta 8, que previa a implantação do processo eletrônico em 50% das unidades judiciárias com competência criminal, mas cujo desempenho alcançou os 100%. A Meta 7, estabelecida para reduzir em 18% o acervo de processos de execução fiscal, teve como resultado 50,49% de redução do acervo. Na parte de governança, a Meta 12, criada para instituir o índice de governança e gestão com o objetivo de alcançar, no mínimo, 15% de maturidade, atingiu 38%. Melhorar o índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD), objetivo da Meta 14, tinha uma previsão para alcance do nível Aprimorado em 0,7 pontos, mas o TJGO conseguiu superá-lo e obteve 0,82 pontos.

Outro importante desempenho do Poder Judiciário goiano diz respeito à Meta 13, para alcançar 65% no Índice de Transparência, de acordo com a Resolução nº 215/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quase dois anos após a estipulação da meta, o TJGO galgou posições e hoje ostenta um Índice de Transparência de 91,52%. O esforço nesse sentido foi reconhecido pelo CNJ, que, em seu ranking de transparência divulgado em agosto, trouxe o TJGO em quarto lugar na classificação entre os tribunais estaduais. Além disso, o TJGO ficou em 2º lugar no Prêmio Goiás Mais Transparente, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado e pelo Tribunal de Contas do Estado de  de Goiás.

A diretora de Planejamento Estratégico do TJGO, Mislene Medrado, no início da reunião, agradeceu a todos os magistrados e servidores do TJGO pelas conquistas obtidas. “O ano foi bem difícil, enfrentamos várias dificuldades, entre elas a pandemia, mas conseguimos, com a ajuda de todo o Poder Judiciário, chegar até aqui. Estamos entregando um Poder Judiciário com excelentes resultados, principalmente nas áreas de informática, governança e transparência”, concluiu.

Reunião
A última edição da RAE contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa, representantes da Corregedoria, das diretorias Geral, Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Judiciária, Informática, Administrativa, Recursos Humanos, Financeira, Obras, Controle Interno, Comunicação e Escola Judicial. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: