O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Cláudio Henrique Araújo de Castro, abriu nesta terça-feira (12), o evento on-line Innovation Today, realizado pelo TJGO em parceria com o Judiciário Exponencial. A iniciativa tem o objetivo de ampliar, por meio de uma imersão em conteúdo, os conhecimentos sobre inovação e tecnologia no sistema de Justiça.

O magistrado deu boas-vindas, em nome do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, a todos os participantes do evento e falou da satisfação em participar de um evento tão importante e que conta com participação de renomados palestrantes. 

O juiz Cláudio de Castro destacou que desde o início da gestão, em fevereiro de 2019, o desembargador-presidente colocou como um desafio o aperfeiçoamento da Justiça goiana, por meio da melhoria e ampliação do sistema de Processo Judicial eletrônico, deixando-o mais acessível aos seus usuários. “Dessa forma, seu Plano de Gestão foi pautado em metas inovadoras, com vistas a baixar a taxa de congestionamento, com o enfoque em modernização tecnológica, bem como aperfeiçoar as boas práticas em governança e gestão, visando impulsionar o TJGO para a era digital”, frisou. 

A inovação e tecnologia, de acordo com o auxiliar da Presidência do TJGO, são valores fundamentais ao Judiciário goiano que, nos últimos dois anos, desenvolveu diversas ações. “A validação disso veio por meio do alcance do Nível Aprimorado no índice iGovTIC- Jud (índice do CNJ que mede o nível de Governança em Tecnologia da Informação no Judiciário) com um salto de pontuação de 0,51 em 2018 para 0,82 (numa escala de 0 a 1) em 2019”, destacou. 

Ações TJGO

O magistrado citou ainda algumas ações realizadas na área de tecnologia pelo TJGO. Segundo ele, podem-se ressaltar: a implantação do Processo Eletrônico em 100% das unidades cíveis e criminais; o Sistema de Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural (BERNA), um sistema de Inteligência Artificial criado e desenvolvido pelo Judiciário goiano com a finalidade de identificar casos de litispendência, conexão e uso predatório da jurisdição. “Com ele, o Tribunal de Justiça de Goiás entrou no seleto grupo dos tribunais que possuem ferramenta tecnológica de Inteligência Artificial”, pontuou Cláudio de Castro.

Além disso, foi destacada ainda a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEUU), que abrangeu quase 60 mil processos de execução penal em todo o Estado; do sistema de Votação Eletrônica no Órgão Especial e nas Câmaras Cíveis, maximizando a prestação jurisdicional; implantação de Sessões Virtuais, por meio de videoconferência, em todas as Câmaras, Seções e Órgão Especial, com transmissões ao vivo pelo Youtube, garantindo o princípio da publicidade; implantação dos links de transferência de dados de alta velocidade em todo o Estado, com situações de redundância em vários trechos;

Cláudio de Castro abordou também a Ferramenta (Robô) de automação de rotinas cartórias, onde os andamentos processuais são feitos de forma automática e em velocidade aprimorada, como também o desenvolvimento do Aplicativo TJGO ADV, que é o PROJUDI “de bolso”, viabilizando a utilização, pelo celular, do sistema processual eletrônico adotado pelo TJGO. 

Laboratório de Inovação

Por meio do Decreto Judiciário n° 391/2020, foi instituído o Llaboratório de Inovação e Inteligência para o alcance da estratégia Nacional e Institucional do Poder Judiciário goiano como um espaço destinado à realização de pesquisas, estudos e desenvolvimento de projetos e soluções inovadores. Em seguida, o Decreto Judiciário n° 713/2020 institui-se grupo de magistrados e servidores para desenvolver os estudos e implantação efetiva do Laboratório. 

“Esse evento é o resultado de uma das ações desse estudo e tem como objetivo capacitar, informar e conscientizar magistrados e servidores sobre a importância da inovação e da tecnologia no Judiciário, assim como a efetiva implantação do Laboratório de Inovação do TJGO. Acredito que mais inovações virão, pois com fé em Deus e com a criatividade inata dos brasileiros, o Laboratório de Inovação alçará voos ainda maiores, sempre visando o aprimoramento da prestação jurisdicional”, finalizou o magistrado.

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, abordou a história do Laboratório de Inovação do TJGO, falou da expectativa e do curso de formação que acontecerá nos próximos dias 19, 20, 21 e 22. “Ainda temos muito o que a aprender e, com essa capacitação, acredito que todos nós estaremos envolvidos, porque esperamos muito por este momento e, que, ao final, estejamos capacitados e com força total para colocarmos em prática o nosso laboratório”, salientou. 

Painel 

Além da abertura, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Cláudio de Castro, juntamente com o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas e o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi , participaram do Painel com o tema Tendências de Tecnologia. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: