O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, inaugurou, no final da tarde desta sexta-feira (22), a instalação da estátua Têmis, que simboliza a deusa da Justiça, na entrada do Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, no Setor Oeste. A solenidade também marcou a estreia da revitalização do Monumento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como os novos  jardim e  pergolado do TJGO. A revitalização do jardim compreende, desde o início da atual gestão, uma preocupação recorrente do presidente do TJGO em relação ao meio ambiente.

“Nos primórdios da minha atividade como presidente do TJGO, ao tomar conhecimento de que o lago da parte de cima do Bosque dos Buritis corria risco de secar, me comprometi a arquitetar uma obra que utilizasse um declive para que o manancial de água subterrânea do TJGO escoasse no lago esvaziado, e, para essa complexa tarefa, pude contar com o comprometimento e expertise do diretor de Obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira, aqui presente”, elogiou, em seu discurso, o presidente do TJGO.

Parceria entre poderes

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, prestigiou o evento, acompanhado do secretário de Governo da prefeitura de Goiânia, Andrey Azeredo, e de seu assessor particular, José Firmino. O prefeito agradeceu o convite e o empenho do desembargador Walter Carlos Lemes," ao revitalizar monumentos tão simbólicos e representativos, como o Monumento da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas obras nos relembram da necessidade diária de protegermos a dignidade da vida, o ideal da Justiça e a proteção dos direitos humanos”, enfatizou.

Têmis, a deusa da Justiça

A personificação de Têmis tem origem na mitologia grega, que a caracteriza como a deusa guardiã dos juramentos dos homens e de suas regras. Têmis é considerada a expressão das leis divinas, e reconhecida pelo costume e pela lei, perpetrando forte apelo pelo sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, acima das paixões humanas. Para criar a imagem que simboliza a Justiça, e que ficará exposta permanentemente e a céu aberto, o TJGO selecionou o artista plástico goiano Divino Diesel.

Nascido em Araçu, interior de Goiás, Divino Diesel, desde os nove anos, entalhava esculturas em madeira de tamanho natural. Em meados dos anos 1990, foi apresentado ao processo de fundição, e, desde então, se dedica com maestria ao desenvolvimento da técnica. Ao longo de sua carreira artística, Divino Diesel desenvolveu trabalhos para as Forças Armadas Brasileiras, Corpo de Bombeiros, bem como para diversos municípios e igrejas em todo território nacional. “Senti orgulho e uma imensa responsabilidade ao ser selecionado para fazer uma figura clássica, com alto grau de dificuldade”, avalia Divino ao considerar sua autoria da obra.

Gestão afinada

Presente à solenidade, o desembargador Itaney Francisco Campos, presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, ressaltou e enalteceu o comprometimento da gestão do desembargador Walter Carlos Lemes não só em relação à prestação jurisdicional, mas também a aspectos humanos, culturais e ambientais. “Mesmo diante da pandemia que assola o mundo, o TJGO se destacou em produtividade, graças à criatividade e engajamento dos servidores, e ao comando executivo desta corte, que tem à frente o desembargador Walter Carlos”, salientou Itaney Campos.

Para o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, a inauguração e revitalização dos monumentos encerra com chave de ouro a gestão do desembargador Walter Carlos Lemes. “Desde o início da administração, o desembargador Walter Carlos teve o anseio de fazer a revitalização dessa área, colaborando para a sustentação ambiental do Bosque dos Buritis”.

Artista parceiro do Poder Judiciário goiano

O artista plástico André Baiocchi foi o autor da restauração do Monumento da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele nasceu em Goiânia, em 1958. Descendente de italianos, recebeu, ainda menino, de presente do avô, um estojo de ferramentas, e a sentença de que seria escultor. Na década de 1980 foi acadêmico do curso de licenciatura em Desenho e Plástica, no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele também é autor de vários projetos de destaque, entre eles “Etnias” e “Animais do Cerrado”.

Em outubro de 2019, André Baiocchi esteve no Espaço Cultural Goiandira do Couto, no TJGO, com a exposição do vernissage de esculturas Veredas, projeto em que a maioria dos trabalhos reunidos retrata a fauna e flora do Cerrado.

Estiveram também presentes ao evento, o ex-presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula; o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto; os juízes auxiliares da Presidência, Sirlei Martins da Costa e Cláudio Henrique Araújo de Castro; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves; o juiz Liciomar Fernandes da Silva, a secretária-geral da Presidência do TJGO, Eliene Maria Ramos; o chefe do Gabinete Militar do TJGO, tenente-coronel Henrique de Moura; o diretor do Centro de Comunicação Social (CCS) do TJGO, Luciano Augusto Souza Andrade, e o assessor cultural da Presidência do TJGO, poeta Gabriel Nascente, além de Dona Mariazinha Lemes (esposa do desembargador Walter Carlos), e Maria Abadia Silva, representante da Associação dos Protetores do Bosque dos Buritis. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: