O Comitê de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), coordenado pela juíza Adriana Maria dos Santos Queiroz de Oliveira, realizou na manhã desta segunda-feira (5) reunião para debater as próximas atividades que serão desenvolvidas pelo comitê. No encontro, a magistrada comemorou a repercussão das primeiras ações, no sentido de promover e consolidar a igualdade social no Poder Judiciário goiano, a exemplo da live realizada em homenagem ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, celebrado anualmente no dia 21 de março, que teve a participação do juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), professor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), Fábio Francisco Esteves.

Consolidação de parcerias

A juíza Adriana Maria dos Santos ressaltou a importância de parcerias firmadas com a Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) e com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), a fim de incluir em suas programações, para o biênio 2021-2023, cursos com temáticas antirracistas e de justiça de combate ao racismo. Ela também elogiou o trabalho da Esmeg, que, sob a direção do juiz Tiago Bentes, tem se destacado em todo o Poder Judiciário nacional ao trazer nomes e doutrinadores de relevância para ministrarem cursos, eventos e workshops, proporcionando capacitação de qualidade aos magistrados e servidores do TJGO.

Audiência pública marca celebração da abolição da escravatura

Os integrantes do Comitê de Igualdade Racial debateram sobre a possibilidade de realização de uma audiência pública no dia 13 de maio, data em que é celebrada a abolição da escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, e que findou a escravidão no Brasil.

“Queremos fazer jus ao apoio recebido pela atual gestão do Poder Judiciário goiano, presidida pelo desembargador Carlos Alberto França, que nos propicia não apenas a idealização de um conjunto de ações que promovam a igualdade social no TJGO, mas também práticas que avançam para a desconstrução do sistema de racismo ainda vigente”, ressaltou Adriana Maria dos Santos.

Participaram da reunião, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, o diretor do Centro de Comunicação Social (CCS-TJGO), Luciano Augusto Souza Andrade, e os servidores Afonso Rodrigues Bruno Neto; Cecília Araújo de Oliveira; Cláudio Henrique Pedrosa; David Martins de Cerqueira; Joelma Costa Santos e Luiz Phelipe Fernandes de Freitas Morais, que também integram o comitê. (Texto: Carolina Dayrell / Foto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

  •    

    Ouvir notícia: