Os usuários dos serviços do Poder Judiciário goiano terão atendimento virtual em tempo real em todas as unidades judiciárias a partir do dia 23 de agosto. O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) está ampliando o atendimento do Balcão Virtual no modelo on-line para todo o Estado. Nesta terça-feira (10), a Presidência do TJGO realizou um webinário com diretoras e diretores de Foro e também secretárias e secretários de Câmaras com o intuito de divulgar a expansão do Balcão Virtual. Um novo treinamento com o indicado pelas diretorias do Foro foi agendado para esta quarta-feira (11).

O encontro dessa terça foi comandado pelo juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, que fez uma contextualização da implantação do Balcão no TJGO e explicou sobre a ferramenta. “A ideia é a mesma do atendimento realizado no balcão físico, mas no ambiente virtual. Acredito que o canal traz não só segurança, mas representa o futuro do atendimento”.

O magistrado também ressaltou que o Balcão Virtual não substitui o Fale Conosco, canal de comunicação criado pelo Decreto nº 951/2020, que estabelece a comunicação por e-mail com as unidades judiciárias. Inclusive, as páginas do Balcão Virtual e do Fale Conosco ganharam um novo layout no site do TJGO. Eunice Lopes, diretora da Divisão de Engenharia de Software da Diretoria de Informática, fez uma breve apresentação das novas páginas e de como funcionará cada ambiente.

Sobre o Balcão Virtual
O canal de comunicação foi instituído pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, por meio do Decreto Judiciário nº 1.174/2021, em observância à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 372, de 12 de fevereiro de 2021. Cabe ressaltar que o horário de atendimento pelo Balcão Virtual será definido por cada diretor de Foro. A assistente de juiz, Susana Araújo, explicou aos mais de 140 participantes sobre o cronograma de atividades que cada unidade deverá seguir para implantação e as dúvidas técnicas foram esclarecidas pelo Diretor da Divisão de Suporte a Serviços de TI, Valdemar Ribeiro da Silva Júnior.

Experiência
Na comarca de Trindade, o Balcão Virtual já está em funcionamento e o diretor do Foro, Liciomar Fernandes da Silva, contou sobre a experiência para os colegas. Segundo o magistrado, em cada vara da comarca funciona um balcão e as reclamações por falta de atendimento acabaram. “O Balcão Virtual tem sido um sucesso com os advogados”, destacou o diretor. (Texto: Daniela Becker / Edição de imagens: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO). 


  •    

    Ouvir notícia: