Tendência tecnológica no mercado público e privado, a tecnologia de voz sobre IP (VoIP) será expandida para todas as comarcas e unidades do Poder Judiciário do Estado de Goiás. A Diretoria-Geral do TJGO homologou a licitação de oito novos lotes, o que possibilitará a cobertura em todo o Estado. Atualmente, a tecnologia está instalada em 22 unidades, dentre elas o complexo do Palácio da Justiça Clenon de Barros Loyola, os prédios da comarca de Goiânia, o Centro Educacional Infantil e 13 comarcas do interior.

A previsão de implantação em todas as unidades judiciárias do Poder Judiciário goiano é para o 2º semestre de 2022, tendo em vista a particularidade de cada unidade. Antes da migração definitiva, são necessários diversos testes para homologação do novo ambiente.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, ressalta que os investimentos em modernização da infraestrutura refletem direta e positivamente na atividade fim, que é a efetiva e ágil prestação jurisdicional. “Esse investimento na atualização se fez necessário, pois os atuais equipamentos, em uso há mais de dez anos, já não possuem capacidade de expansão em virtude do crescimento natural das atividades administrativas e judiciárias deste Poder”.

Modernidade
“Com a atual aquisição, será possível unificarmos todas as unidades e, com isso, promover no longo prazo a redução das contas telefônicas, visto que as mesmas terão custo zero, pois não serão direcionadas para as operadoras de telefonia. Para exemplificar: atualmente, o servidor da comarca de Rio Verde que quiser falar no Tribunal paga uma ligação interurbana. Após a atualização tecnológica, essa mesma ligação não terá custo, visto que ela será encaminhada pela rede de dados (internet) do TJGO. Além disso, poderemos administrar rotas de menor custo, direcionando as ligações de uma determinada comarca para outra localidade, onde o custo das ligações saintes (quando o usuário faz a ligação) possuem tarifas mais vantajosas para a Administração”, explica o diretor do Núcleo Técnico de Telecomunicações do TJGO, Vinicius da Silva Resende.

Economia
O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, revela que o Tribunal já contabiliza economia nos custos onde a tecnologia VoIP está instalada. “A maior redução dos gastos até o momento foi na capital, pois conseguimos integrar unidades como o Centro de Distribuição, Juizado da Infância e Juventude, 4º Juizado Especial Cível e Depósito Público aos outros serviços de telefonia ativos na sede do Tribunal. Com isso, não apenas alcançamos uma redução significativa de gastos, com a supressão das despesas de assinatura das linhas tradicionais, como também atingimos maior nível de qualidade nos serviços prestados". (Texto: Daniela Becker - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

  •    

    Ouvir notícia: