A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) vai realizar uma sessão piloto para julgamento virtual de habeas corpus, que vai ser agendada entre os dias 20 e 24 de setembro. Como esse tipo processual tem procedimento próprio, a pauta será exclusiva para ações dessa natureza e deve trazer mais rapidez aos julgamentos, conforme explica o presidente do colegiado, desembargador Edison Miguel da Silva Júnior.

Para a concretização do projeto, foram necessárias várias reuniões e deliberações entre a Presidência do TJGO e as equipes envolvidas, sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino. “Todos os esforços foram dispensados na condução dos trabalhos de efetiva implantação do julgamento virtual nas Câmaras Criminais deste Tribunal de Justiça e, com o êxito da experiência na 2ª Câmara Criminal, iremos ampliar a sessão virtual também para a 1ª Câmara Criminal, que já indicou o interesse”, adianta o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

Mensalmente, o colegiado aprecia mais de 250 pedidos de habeas corpus durante as sessões ordinárias. Com a novidade, a pauta será exclusiva para ações do tipo, realizada inteiramente no ambiente virtual – sendo possível após adaptações no sistema interno. “Graças ao trabalho eficaz do setor de informática do TJGO, a sessão virtual melhorou a prestação jurisdicional. Com a sessão virtual exclusiva para julgamento de HC, esperamos melhorar o nosso trabalho em rapidez e qualidade”, destacou o desembargador Edison Miguel. (Texto: Lilian Cury / Foto: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: