O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no Brasil em 21 de setembro. Inicialmente, a data foi motivada por movimentos sociais, no início da década de 1980, e, posteriormente, instituída oficialmente por meio da Lei nº 11.133, de julho de 2005. Na manhã desta terça-feira (21), em deferência à data que marca a luta pelas garantias da pessoa com deficiência, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu uma visita técnica informal às novas instalações do recém-inaugurado prédio do Bloco B do TJGO, com a presença de convidados com deficiências e com o objetivo de atestar sobre a funcionalidade e acessibilidade das instalações. A iniciativa faz parte da programação do Setembro Verde.

Conforme o coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Estado de Goiás, juiz Clauber Costa Abreu, a concepção da visita surgiu quando a Diretoria de Obras do TJGO sinalizou com o término da construção e reforma do anexo B, realizada de acordo com as normas técnicas de acessibilidade em edificações. “A ideia é constatar se os equipamentos e funcionalidades, já adaptados, estão aptos para garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência, e que de fato atendem ao usuário que tenha alguma deficiência”, destacou Clauber Costa.

Foram convidados pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO, para participarem da visita, a presidente do Instituto Nacional de Nanismo, Juliana Yamim, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), advogado Diego Magalhães, e o estagiário do TJGO, Bruno Araújo, que é deficiente visual. A visita técnica foi guiada pela diretora de Obras do TJGO, arquiteta Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria. (Texto: Carolina Dayrell / Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos.

  •    

    Ouvir notícia: