O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conquistou a Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2021. Dentre os índices que colocam o TJGO como um dos melhores do país, destacam-se a governança e a transparência. O Poder Judiciário goiano é o 2º mais transparente e o 3º em governança no segmento da Justiça Estadual. No grupo dos tribunais de médio porte, a produtividade das magistradas e magistrados e do funcionalismo é a quarta melhor do Brasil e, no eixo dados e tecnologia, o TJGO é o quinto melhor.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, comemora a evolução do tribunal na maior premiação do Judiciário brasileiro. “Hoje é um dia de celebração. Este é o resultado de um esforço coletivo para aperfeiçoamento da Justiça em Goiás. Nosso foco é a prestação jurisdicional célere e de qualidade e, para isso, a gestão precisa buscar a excelência em todas as áreas. Este é um prêmio para magistradas e magistrados, servidoras e servidores e demais colaboradores que estão construindo um Poder Judiciário cada vez mais eficiente e efetivo para a sociedade goiana. Agradeço o comprometimento de todos e reforço que o trabalho prossegue com a mesma intensidade para os melhores resultados”, destaca o chefe do Poder Judiciário estadual.

Prêmio
O Prêmio CNJ de Qualidade contempla critérios sistematizados em quatro categorias: Governança; Produtividade; Transparência; e Dados e Tecnologia. No começo da gestão, houve uma divisão de itens entre os quatro juízes auxiliares da Presidência – Sirlei Martins da Costa, Jussara Cristina Oliveira Louza, Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra, de modo que cada item de premiação foi acompanhado por um dos juízes auxiliares, o que possibilitou maior apoio a todas as áreas envolvidas.

Os magistrados acreditam que a partir da nova sistemática se estabeleceu no Tribunal de Justiça de Goiás uma cultura de acompanhamento de metas e requisitos de premiação, o que seguirá pelas gestões seguintes. Este também é o entendimento da secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, complementando que “a atual gestão tem como prioridade o cumprimento das metas nacionais, e que o trabalho em conjunto da Presidência com as unidades judiciárias de todo o Estado foi primordial para este resultado”.

As áreas responsáveis pelo acompanhamento dos itens do Prêmio CNJ de Qualidade são a Diretoria de Planejamento e Inovação e a Diretoria de Estatística e Ciência de Dados. Os diretores Mislene Medrado e Antônio Pires ressaltam a importância do trabalho conjunto. “O Prêmio CNJ de Qualidade é o resultado de um trabalho que envolve todo o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, a Presidência, os juízes auxiliares, diretores de área, magistradas e magistrados e também o funcionalismo. Há um empenho de todo corpo do Poder Judiciário goiano para o cumprimento das metas”, afirma a diretora, adiantando que o trabalho é contínuo e que, desde agosto, a gestão já está atuando nos pontos a serem melhorados e revistos, contribuindo com uma melhoria contínua do serviço prestado.

Além de reconhecer as boas práticas dos órgãos do Judiciário, o Prêmio CNJ de Qualidade estimula os tribunais a buscarem excelência na gestão e no planejamento das atividades, com aumento da eficiência da prestação de serviços. Neste processo de evolução, ainda é preciso destacar a atuação das diretorias de Tecnologia da Informação e Judiciária, como também da Diretoria-Geral e todas outras diretorias do TJGO.

Parceria com a Corregedoria
Ademais, a execução das metas conta com a parceria da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás. Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges, o resultado comprova a união do trabalho da Presidência e da Corregedoria em prol de um propósito único. “Nossas gestões são de convergência de ideias e de projetos que garantam o aprimoramento do Poder Judiciário e o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade comprova essa parceria”, ressalta o corregedor-geral. (Texto: Daniela Becker / Arte: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

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