O desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto representou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), da Caixa de Assistência (Casag) e dos 44 conselheiros seccionais, realizada nesta quinta-feira (13). O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, não pôde comparecer, pois cumpre isolamento após ter testado positivo para a Covid-19. A solenidade aconteceu no CEL da OAB-GO, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Os empossados estarão à frente da entidade no triênio 2022-2024.

A diretoria é composta por Rafael Lara Martins, presidente; Thales José Jayme, vice-presidente; Talita Hayasaki, secretária-geral; Fernanda Terra, secretária-geral adjunta; Eduardo Cardoso Jr, tesoureiro.

Mesmo em isolamento e seguindo os cuidados com a saúde, o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, deixou sua mensagem: “O Poder Judiciário do Estado de Goiás tem imenso respeito e reconhecimento pela advocacia goiana e sua importância como integrante do sistema de Justiça. A atuação da OAB, das advogadas e dos advogados é indispensável à jurisdição, como previsto na Constituição Federal”.

O presidente do TJGO também cumprimentou o presidente que deixa o cargo, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, pela exitosa gestão à frente da OAB-GO, e agradeceu a parceria que aquela instituição manteve com o Poder Judiciário nesse período, especialmente em momentos desafiadores como o da pandemia, e disse estar certo “da continuidade dessa excelente convivência com a OAB sob a condução do novo presidente Rafael Lara, a quem desejo sorte e sucesso à frente da importantíssima instituição OAB-GO”.

Representando o Poder Judiciário estadual no evento, o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto elogiou a cerimônia e acredita que a nova diretoria foi eleita por reconhecer o trabalho feito pelo advogado Lúcio Flávio e por confiar na gestão do presidente Rafael Lara.

“Desejamos que seja uma gestão em prol da advocacia goiana, das advogadas e advogados, a manter, ainda mais, no cenário nacional, elevado o nome da OAB-Seccional Goiás. E do ponto de vista do Poder Judiciário, estamos de braços dados, irmanados com a OAB, pois o Judiciário não funciona sem a advocacia e o advogado é parte preponderante na máquina judiciária. O Tribunal de Justiça, o presidente Carlos França na sua gestão, sempre muito aberto, conciliador e dinâmico, nós estamos prontos para poder somar esforços para que a gestão do próximo biênio da OAB seja também magnifica”, destacou o desembargador.

Diplomação
A declaração de posse e diplomação do novo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, foi conduzida pelo secretário-Geral da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, que representou o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz:

“Mais do que nunca, a OAB precisa de uma gestão feita por quem está no dia a dia da advocacia e voltada para as questões essenciais do dia a dia do trabalho das advogadas e dos advogados. O rumo certo para a OAB é o caminho do diálogo com todos os poderes e com todas as instituições”.

Despedida
Lúcio Flávio deixa o comando da OAB-GO após duas gestões e destacou o sentimento de honra por ter exercido este papel. “Ter sido eleito, ter tido a confiança da advocacia de Goiás para liderar a mais importante instituição da sociedade civil, durante seis anos, é algo que me honra, certamente a maior honra da minha vida profissional e sobre isso eu só posso agradecer. E, na minha despedida, espero que eu não os tenha decepcionado e, se possível, que tenha, dentro das minhas limitações, honrado e elevado o nome da advocacia do Estado de Goiás”, disse o advogado, agradecendo aos conselheiros e presidentes de subseção por tudo que realizaram juntos.

O ex-presidente ainda enviou uma mensagem especial ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França, desejando pronta melhora e enaltecendo “pelo tratamento leal, cortês e respeitoso para com a OAB” durante o período em que comandaram as respectivas instituições simultaneamente.

A gestão de Lúcio Flávio também foi enaltecida pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Eu me orgulho da OAB do Estado de Goiás por reconhecer o trabalho, a parceria e, ao mesmo tempo, a gestão republicana que sempre foi marca do ex-presidente Lúcio Flávio e que será, sem dúvida nenhuma, levada adiante pelo atual presidente Rafael Lara”. Ao empossado, Caiado desejou sucesso na gestão.

Novo presidente
“Eu sonhei com este dia”, disse o novo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins. Emocionado, Lara agradeceu a Deus, à família, aos amigos, colegas de chapa e todas as advogadas e advogados, e fez uma reverência especial ao ex-presidente Lúcio Flávio, a quem chamou de um “líder tão sonhador quanto realizador”. O novo presidente citou alguns dos principais projetos que sua gestão pretende implementar e destacou os Direitos Humanos, mencionando que a OAB-GO terá a primeira mulher trans eleita como conselheira seccional no Brasil, Amanda Souto. Ao final, ressaltou a posição da Ordem dos Advogados na sociedade.

“Um dos grandes desafios da Ordem será buscar o equilíbrio em suas posições e isenção política de sua atuação institucional. Não se tolerará ataques à nossa democracia e à Constituição Federal. A Ordem será sempre independente. Teremos distância saudável de todos os poderes, com proximidade suficiente para o diálogo necessário, que se precisa para construir, mas distância adequada para o endurecimento nas pautas que forem necessárias. Sempre com respeito institucional e admiração das lideranças que temos aqui em Goiás”, destacou o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

Às advogadas e aos advogados, reforçou que sua gestão será de muito trabalho, compromisso e buscará sempre o que for bom para a advocacia goiana.

Autoridades
Além das autoridades mencionadas, compuseram a mesa diretiva: presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, desembargador Daniel Viana Júnior; deputado federal Zacharias Calil; procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o secretário particular José Alves Firmino; vereador Anselmo Pereira, representando a Câmara Municipal de Goiânia; presidente OAB – Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso; presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha; coordenador do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, Leonardo Campos; presidente da Associação Goiana de Municípios, Carlos Alberto Andrade Oliveira; conselheira federal pelo DF e representando a OAB-DF, Cristiane Damasceno; diretora da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Antonia Chaveiro Martins. Do TJGO também prestigiaram a solenidade o desembargador Jairo Ferreira Júnior e o juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, representando a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). (Texto: Daniela Becker / Foto: Léo Iran (OAB-GO) - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

  •    

    Ouvir notícia: