Os membros da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargadores Itaney Francisco Campos e Luiz Cláudio Veiga Braga, visitaram nesta sexta-feira (14) o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Eles foram recebidos pelo presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça e pelo tesoureiro do IHGG, Pedro Nolasco de Araújo. Os magistrados visitaram as instalações da instituição cultural, que é composta pelo prédio administrativo e pelo prédio denominado Casa Rosada de Goiânia, que passam por reforma e restauração. Na oportunidade, foi lembrado os 90 anos de história da instituição. 

A Casa Rosada de Goiânia – uma comparação com o Palácio do Governo argentino, pois tem a pintura no mesmo tom de rosa – está sendo restaurada. A construção da sede do IHGG se deu ao final da década de 1930 e foi a primeira edificação construída no Setor Sul da capital.

O presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário, e membro do IGHH, desembargador Itaney Campos, falou que ficou surpreso com a magnificência dos trabalhos de reforma e restauro que estão sendo feitos no instituto. “Temos que agradecer, elogiar e cumprimentar todos os envolvidos nesse trabalho ao qual muito me honra a pertencer. A história de Goiás, a arquitetura de Goiânia se vangloriam”, ressaltou, ao desejar sucesso aos dirigentes do IHGG.  

Além de integrante da comissão cultural do TJGO e presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga é também diretor cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Ele afirmou que a visita é a oportunidade de estreitamento das relações entre a Comissão Cultural do Poder Judiciário e os segmentos representativos culturais do Estado de Goiás. “Muito nos honra em conhecer essa maravilhosa obra que está em fase de revitalização e que vai dar uma grande possibilidade de cartão postal para Goiás. É prêmio, para nós, termos essa oportunidade rara de conhecer esse trabalho magnífico.

Também participaram da visita o ex-presidente do IHGG, escritor Geraldo Coelho Vaz; o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Nilson Gomes Jaime; o chefe de gabinete do IHGG, Tito Coelho e o jornalista Bruno Rocha. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO) 

  •    

    Ouvir notícia: