O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, inaugurou na manhã desta sexta-feira (25), o Posto Avançado do Poder Judiciário do Distrito Judiciário de Ivolândia, que pertence à comarca de São Luís de Montes Belos. No local onde funcionava o antigo fórum da comarca, foi instalado o Posto Avançado, que agora passará a contar com o trabalho de três magistrados (da juíza Julyane Neves e dos juízes Thiago Cruvinel Santos e Samuel João Martins) e de 23 servidoras e servidores. Os postos são unidades físicas descentralizadas, integrantes da comarca sede, instalados em regime de parceria com os municípios ou cartórios extrajudiciais, onde são realizados atos por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos ou presenciais.

Na cerimônia de inauguração, o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, destacou o objetivo de levar a presença do Judiciário de forma efetiva e dinâmica ao município e distrito judiciário. Ele falou ainda da satisfação em estar presente à solenidade de instalação do Posto Avançado de Ivolândia. “Na verdade, com esta iniciativa, estamos possibilitando um atendimento melhor aos jurisdicionados daqui. Agora, a comunidade de Ivolândia contará com três juízes. A prestação jurisdicional continuará funcionando de uma forma aprimorada”, salientou Carlos França ao enfatizar que o Judiciário sempre estará presente no município e distrito judiciário de Ivolândia.

O presidente do TJGO afirmou que o Judiciário está à disposição dos jurisdicionados. “Tenho certeza que as juízas e juízes continuarão trabalhando firme visando oferecer a Justiça célere e justa aos cidadãos desta terra. São Luís de Montes Belos e Ivolândia estão muito bem servidos de magistrada, magistrados, servidoras e servidores. A comunidade local verificará a atuação competente desses colegas em prol do Poder Judiciário e da sociedade”, destacou.

Para a diretora do Foro da comarca de São Luís de Montes Belos, juíza Julyane Neves, Ivolândia hoje inaugura um marco histórico no Estado de Goiás colaborando com a concretização do princípio da eficiência, por meio da equalização da distribuição dos processos nas diversas unidades do Poder Judiciário goiano. “Os três magistrados, juntamente com os 23 servidores da comarca, estarão aqui de coração aberto para colaborarem com a prestação jurisdicional para a cidade, para os jurisdicionados, para os advogados e, principalmente,  para o cidadão de Ivolândia”, enfatizou a magistrada.

Representando o Ministério Público Estadual, o promotor de Justiça de Ivolândia, Deusivone Campelo Soares, afirmou que o novo Posto Avançado traz um amparo para as comunidades e um contato mais próximo com os jurisdicionados. "Parabéns ao Poder Judiciário, parabéns ao presidente do TJGO, pela iniciativa em não desamparar a comunidade local”, frisou.

De acordo com a presidente da OAB-GO subseção de São Luís de Montes Belos, advogada Thaís Inácia de Castro, a unidade inaugurada nesta sexta-feira (25) proporciona uma Justiça cada vez melhor e mais acessível. Ela observou que este é um dia especial para a cidade e agradeceu à Presidência do Tribunal de Justiça pela instalação do Posto Avançado. “O mundo mudou e nós fomos obrigados a enfrentar os maiores desafios para chegarmos em todos os lugares sem precisar estarmos em todos os lugares. A OAB estará sempre presente neste Posto Avançado”, enalteceu a presidente da subseção.

O prefeito de Ivolândia, Valdesson Vieira Júnior, falou do orgulho em receber o chefe do Poder Judiciário na cidade e ressaltou, em seu discurso, que "é uma satisfação facilitar o atendimento do Poder Judiciário à população do município, que estará muito bem amparada e só ganhará com essa instalação do Posto Avançado".



Atendimento ao jurisdicionado

A diretora do Foro da comarca de São Luís de Montes Belos,  juíza Julyane Neves, explicou que todo o atendimento presencial poderá ser feito no Posto Avançado, além da disponibilidade de todos os canais virtuais para a comunicação. "As audiências não precisarão ser feitas de São Luís de Montes Belos, mas sim a partir da sala passiva do Posto Avançado de Ivolândia, que permanecerá com toda a estrutura necessária para o atendimento da comunidade local.
Ainda durante a solenidade, houve a assinatura do Termo de Seção de Uso de Espaço, celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e o Município de Ivolândia, no qual uma parte do prédio onde está instalado o Posto Avançado será usado pela prefeitura local. “Vamos ceder uma parte do Posto Avançado ao município para que possa prestar serviço à comunidade”, informou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.



O evento também contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra; do juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Gustavo Assis Garcia, que representou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges; dos juízes da comarca de São Luís de Montes Belos Thiago Cruvinel Santos e Samuel João Martins; da diretora de Obras do TJGO, Cybelle Saad; servidoras e servidores do Poder Judiciário local, além de diversas autoridades locais. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: