O ambiente físico do Inovajus, laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, foi inaugurado nesta quarta-feira (22) na sede do Poder Judiciário goiano. A solenidade foi dirigida pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e contou com a participação dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando BANDEIRA de Mello e Marcello Terto.

De acordo com o chefe do Poder Judiciário goiano, o espaço do laboratório será importante para a captação de ideias de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, como também de colaboradores e de todos os integrantes do sistema de Justiça, para que essas ideias possam contribuir para a melhoria da prestação jurisdicional. “Tenho certeza que esta sala será um celeiro de ideias muito bem-vindas para o nosso dia a dia”, ressaltou Carlos França (na foto acima, ele aparece ao lado dos conselheiros do CNJ, da presidente da Asmego, Patrícia Carrijo, e do presidente da OAB-GO, Rafael Lara). “O Inovajus é um local onde todos podem colaborar. Uma ideia que aparentemente é simples, pode ser muito útil no futuro, aprimorada e trabalhada. E o Poder Judiciário goiano deve estar sempre aberto a estas possibilidades e inovações. Nós, no serviço público e no Poder Judiciário, temos que buscar sempre novas práticas, explorar o aprimoramento, visando sempre a prestação jurisdicional”, frisou. Ao final, o presidente do TJGO ressaltou que é "uma honra inaugurar um espaço voltado para inovação com a presença do conselheiros BANDEIRA de Mello e Marcello Terto (na foto acima acompanhados do presidente do TJGO, da presidente da Asmego, Patrícia Carrijo e do , como também dos colegas desembargadores, nossos magistrados de primeiro grau e o corpo funcional do TJGO".

Os conselheiros do CNJ parabenizaram o ambiente criativo do Inovajus. Luiz Fernando BANDEIRA de Mello ressaltou que o laboratório otimiza a busca por soluções criativas e eficientes no Judiciário, além de elogiar espaço físico. "Ter o laboratório é a ideia de pensar fora da caixa", afirmou BANDEIRA de Mello, que antes da inauguração do Invojus, conheceu o Plenário do TJGO (foto abaixo), onde são realizadas as reuniões do Órgão Especial, além de outros eventos de relevância para o Poder Judiciário goiano. Já Marcello Terto destacou as inovações do Poder Judiciário de Goiás ao parabenizar pela inauguração do Inovajus.

Estiveram presente no evento, o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; o corregedor-geral da Justiça, Nicomedes Domingos Borges; o ouvidor do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; a presidente da comissão de informatização, Amélia Martins de Araújo, os membros daquela comissão, desembargador Itamar de Lima, Sandra Regina Teodoro Reis, Delintro Belo de Almeida Filho, Marcus da Costa Ferreira, Anderson Máximo de Holanda; o desembargador Gilberto Marques Filho; presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, o presidente da OAB/GO, Rafael Lara, o juiz substituto em segundo grau, Aureliano Albuquerque; juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas e as juízas auxiliares Jussara Cristina Oliveira Louza e Sirlei Martins da Costa; os juízes auxiliares da CGJGO, Gustavo Assis Garcia, Ricardo Silveira Dourado e Altair Guerra; o diretor do Foro de Goiânia, Heber Carlos de Oliveira; a juíza e diretora do Foro de Anápolis, Aline Vieira Tomás; os juízes Cláudio Henrique, Ricardo Nicoli e Liciomar Fernandes; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária Geral do TJGO, Dahyenne Martins Lima Alves; diretora de obras, Cybelle Saad Sabino de Freitas; o diretor financeiro, Irismar Dantas; a diretora de planejamento e Inovação, Mislene Medrado de Oliveira; diretor de Tecnologia da Informação, Anderson Yagi Costa; diretor de Tecnologia da Informação da CGJGO, Domingos da Silva Chaves Júnior; diretor Judiciário Divino Pinheiro Lemes; o procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Iure de Castro; além de todas as servidoras e todos servidores.

 

Conheça o Inovajus

O INOVAJUS surgiu para reunir magistratura, funcionalismo, corpo de estagiários, colaboradoras e colaboradores, jurisdicionados e demais atores da justiça para solucionar os desafios do TJGO de forma efetiva, rápida e criativa num espaço lúdico que permite a interação, experimentação e criação conjunta, utilizando Design Thinking, metodologias ágeis, Gestão de Processos e práticas colaborativas, que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados de soluções inovadoras.

Sob coordenação do juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, o InovaJus (foto abaixo), é um ambiente colaborativo de trabalho para auxiliar a gestão do conhecimento, proveniente dos diversos atores que fazem parte da Justiça. “O objetivo principal é garantir uma forma eficiente com a entrada de ideias inovadoras para serem aproveitadas no TJGO”, destacou o magistrado coordenador.

Todas as ações do InovaJus tem como diretrizes os objetivos estratégicos e as metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e institucionais. Além de aperfeiçoar e acelerar a entrega da prestação jurisdicional (metas 1 e 2 do CNJ), serão pensadas propostas em consonância com as metas de combater o feminicídio e promover a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário.

Clique aqui para conhecer o Portal do Inovajus