O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participa nesta semana do 5º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento visa reunir representantes do Poder Judiciário de todo o País a fim de promover debate e intercâmbio de informações acerca do Sistema de Justiça.

Segundo Carlos França, a iniciativa “é positiva para possibilitar diálogo sobre temas relevantes nacionais, que vão contribuir para melhoria da atuação do Poder Judiciário e a prestação de serviço à sociedade”.

As atividades estão sendo conduzidas pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, e pelo presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar, anfitrião do encontro.

O Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil surgiu em novembro do ano passado, com a unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado no TJ de Pernambuco.

Fundado em 1992 como Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, o Conselho de Presidentes, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, é integrado exclusivamente pelos presidentes dos Tribunais de Justiça.

Entre os objetivos do Consepre, estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o País; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais. O  juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Reinaldo de Oliveira Dutra, e o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, acompanham o chefe do Poder Judiciário goiano no encontro. (Texto: Lilian Cury / Centro de Comunicação Social do TJGO com informações do TJMS)

  •    

    Ouvir notícia: