Durante o recesso forense, entre os dias 19 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu 7.748 ligações por meio da Central de Atendimento. A unidade, inaugurada pelo TJGO em dezembro último, tem a finalidade de atender todas as comarcas por meio de um número único (3216-7900), com o objetivo de facilitar o contato de advogados, delegacias de polícia, público em geral e todo sistema de justiça no período em que o Poder Judiciário goiano funciona em regime de plantão.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, ressalta que a criação da Central de Atendimento foi uma das prioridades da atual gestão na busca de facilitar o contato de usuários da justiça durante o recesso forense. “E, pelos números apresentados pela Coordenadoria de Plantão, está claro que a central de atendimento alcançou o objetivo de oferecer atendimento ágil no período de recesso. Todos os envolvidos no projeto, magistradas, magistrados, servidoras e servidores, merecem nosso reconhecimento”, afirmou Carlos França.

A  diretora da Central de Processamento Eletrônico (CPE) do TJGO, Cássia Aparecida de Castro Alves, explica que, após determinação da Presidência do TJGO, para atender de uma melhor forma durante o plantão do recesso forense, a equipe da Coordenadoria de Plantão do Poder Judiciário se reuniu, por diversas vezes, para identificar os principais problemas ocorridos no plantão ordinário e, assim, tentar minimizá-los no plantão do recesso forense.

"Conseguimos identificar que uma boa parte do tempo dos nossos servidores que estavam cumprindo os atos do plantão era ocupado pelo excesso de ligações de advogados, que queriam saber a situação dos processos protocolados por eles. Em função disso, o presidente Carlos França resolveu criar a Central de Atendimento para que durante o recesso forense todas as ligações chegassem lá", explica, ao ressaltar que a central foi organizada com o apoio do Núcleo Técnico de Telecomunicações.

A diretora da CPE destaca a importância da iniciativa, tendo em vista que agilizou o atendimento das partes, advogados e dos servidores. "Tendo pessoas específicas para atender as partes e os advogados, não seria necessário o servidor ,que cumpria os atos, fazer esse atendimento, ou seja, conseguimos acelerar dos dois lados, as partes e os advogados, que foram bem atendidos”, informou.  

A Central de Processamento Eletrônico também promoveu adequações no site do TJGO para incluir Faqs, ou seja, questionários com perguntas frequentes e links para auxiliar os usuários do site no período de recesso forense.

Composição da Coordenadoria de Plantão

A Coordenadoria do Plantão do Poder Judiciário é composta pelos juízes auxiliares da presidência e da corregedoria Sirlei Martins da Costa, Reinaldo de Oliveira Dutra e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; além da diretora da CPE, Cássia Aparecida de Castro Alves, servidores da Divisão de Apoio ao Plantão Judicial e oficiais de Justiça. (Texto: Karinthia Wanderley/ Arte: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social do TJGO)

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