Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Richard Pae Kim, comunicou ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, que o Poder Judiciário goiano foi reconhecido como ganhador do Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2022.

“Estou muito feliz e realizado com a nossa conquista. A Justiça de Goiás receber pela primeira vez o selo Diamante é o reconhecimento de todo esforço e dedicação da Presidência, da Vice-Presidência, da Corregedoria-Geral da Justiça, da Ouvidoria, das desembargadoras e dos desembargadores, das juízas e dos juízes substitutos em 2o grau, dos juízes auxiliares da presidência e da corregedoria, das magistradas e dos magistrados de primeiro grau, dos diretores, dos servidores, dos terceirizados e dos estagiários do TJGO. Esta premiação é um reconhecimento do compromisso e trabalho do Poder Judiciário goiano em prol da sociedade”. O chefe do Poder Judiciário estadual destacou, também, que o trabalho ético, responsável e com dedicação foram fundamentais para atingir este nível de evolução na avaliação do CNJ. Ressaltou que no primeiro ano da atual gestão o TJGO já avançou e foi premiado com o selo prata e agora, no segundo ano, alcançou a máxima premiação na avaliação do CNJ, obtendo o selo diamante, o que é um grande feito e um reconhecimento que o Tribunal de Justiça de Goiás é um dos melhores do país.

Carlos França ainda fez um reconhecimento à seriedade do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ e da Comissão que avalia o Prêmio CNJ de Qualidade – ressaltou que “essa fase de reavaliação faz parte da dinâmica da premiação e demonstra o compromisso do Conselho Nacional de Justiça, órgão máximo da esfera administrativa do Poder Judiciário brasileiro. A seriedade deste trabalho demonstra a preocupação com um Poder Judiciário cada vez mais próximo do cidadão, com mais efetividade e mais transparência dos serviços prestados", avaliou o chefe do Poder Judiciário ao lembrar que o foco da gestão do TJGO é a prestação jurisdicional célere e de qualidade em sintonia com as orientações do Conselho Nacional de Justiça.

No ofício encaminhado ao desembargador Carlos França, o conselheiro Richard Pae Kim, presidente da Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento e da Comissão Avaliadora do Prêmio CNJ de Qualidade, “parabenizou o profícuo trabalho realizado por todos os magistrados, servidores e colaboradores do TJGO”.

Premiação
A premiação aconteceu em novembro do ano passado e, na ocasião, o TJGO foi contemplado com o Selo Ouro, o que motivou o encaminhamento de recurso à Comissão de Avaliação da premiação, que acolheu as razões do recurso apontadas no laudo técnico do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ e reconheceu a conquista do Selo Diamante pelo Tribunal de Justiça goiano, categoria máxima da premiação para os Tribunais que integram o Poder Judiciário nacional.

Com o provimento do recurso, o TJGO conquistou o primeiro lugar no eixo Dados e Tecnologia entre os 27 tribunais de justiça estaduais. Durante a premiação em novembro, a Justiça goiana já havia alcançado o primeiro lugar em transparência e o segundo em governança dentre todos os 27 tribunais de justiça do país. O TJ de Goiás também é o segundo melhor em produtividade, considerando os tribunais de médio porte.



O Prêmio CNJ de Qualidade utiliza uma metodologia de avaliação dos tribunais sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. No começo da gestão, a Presidência realizou uma divisão dos itens entre os quatro juízes auxiliares – Sirlei Martins da Costa, Jussara Cristina Oliveira Louza, Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra, de modo que cada item de premiação foi acompanhado por um dos juízes auxiliares, o que possibilitou maior apoio a todas as áreas envolvidas. As áreas responsáveis pelo acompanhamento dos itens do Prêmio CNJ de Qualidade são a Secretaria-Geral da Presidência, Diretoria de Planejamento e Inovação, a Diretoria de Estatística e Ciência de Dados e a Diretoria de Tecnologia e  Informação. (Centro de Comunicação Social do TJGO). 




  •    

    Ouvir notícia: