Os fóruns das comarcas de Catalão e Nerópolis vão poder contar, em breve, com estrutura física ampliada e modernizada. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, assinou nesta sexta-feira (27) ordem de serviço para reforma dos dois prédios. Segundo o chefe do Poder Judiciário estadual, o objetivo é oferecer mais conforto ao jurisdicionado e melhorar condições de trabalho à magistratura, ao funcionalismo e aos integrantes do sistema de justiça.

“O foco primordial da gestão é aprimorar a prestação jurisdicional. Contudo, para esse propósito é necessário, também, investir em reformas dos fóruns que contribuem para o bom atendimento de cidadãs e cidadãos que procuram a Justiça e oferecer melhor estrutura para quem trabalha nos locais”, destacou Carlos França durante a solenidade, realizada no salão nobre da presidência. Ainda conforme o presidente do TJGO, as empresas que ganharam as licitações poderão iniciar imediatamente as obras, com previsão de duração de quatro meses em Catalão e doze meses em Nerópolis.

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino e Jussara Cristina Oliveira Louza; os diretores de Foro das comarcas de Catalão e Nerópolis, juízes Nunziata Stefania Valenza Paiva e Andrey Máximo Formiga, respectivamente, e o diretor geral do TJGO, Rodrigo Leandro



Em nome da magistratura e do funcionalismo da comarca de Nerópolis, o diretor do Foro local, juiz Andrey Máximo Formiga agradeceu à presidência do TJGO e destacou que “a cidade tem se desenvolvido bastante e as novas estruturas serão adequadas para acompanhar o crescimento exponencial, que acarreta novos processos”. Ele completou que o prédio do fórum desde que foi construído, em 1997, ainda não havia passado por reforma. “Ao longo desses 26 anos, a edificação atendeu muito bem a população, mas ficou obsoleta. Por isso, recebemos com grande satisfação essa ordem de serviço: servidores, advogados e jurisdicionados vão se sentir mais acolhidos”, relatou.

Representando a comarca de Catalão, a diretora do Foro, a juíza Nunziata Stefania Valenza Paiva também se pronunciou para parabenizar a gestão do TJGO. “O espaço físico modernizado estará a altura do vigor econômico do município. É importante investir em melhorias estruturais e amparar o patrimônio público, oferecendo condições plenas de atendimento e de trabalho”.

A magistrada aproveitou a ocasião para elogiar “a eficiência e dinamismo” do presidente do TJGO, a quem desejou sucesso no próximo biênio, que será iniciado no dia 1º de fevereiro. O diretor do Foro de Nerópolis também discursou nesse sentido, e enalteceu a gestão de Carlos França como “dinâmica, moderna e inovadora”, fazendo votos de sucesso para os próximos dois anos.

Reformas

As obras do Palácio da Justiça Frederico Campos, localizado em Catalão, devem ser finalizadas em até 120 dias. São quatro pavimentos, sendo térreo e três andares, que vão receber melhoria de infraestrutura. A reforma contempla modernização dos banheiros, pintura externa e interna, correção de infiltrações, conserto dos elevadores, revisão de calhas e rufos, troca de telhado por telhas termoacústicas, proporcionando maior conforto térmico e acústico da edificação e modernização da fachada com instalação de pele de vidro e revestimento em ACM.

Em Nerópolis, as obras serão ainda mais complexas. Haverá a construção de um depósito judicial com acréscimo de 42,92 m² de área, será realizada a substituição de todo piso do auditório e da entrada da edificação por pisos em granito, enquanto os demais vão receber porcelanato; pintura interna e externa, substituição de todo o forro de gesso comum por forro em gesso acartonado; instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas da edificação; reformulação geral de toda instalação elétrica; substituição de todos os balcões de madeira das escrivanias por balcões modulares; modernização dos banheiros; instalação de grupo gerador para edificação;  instalação de novas telhas na cobertura do telhado; substituição de calhas e rufos e existentes, a fim de evitar futuras infiltrações no prédio; revitalização da fachada, com troca dos brises; reforma de toda a calçada externa; revitalização do paisagismo e adaptação do prédio para atender as normas de acessibilidade.



Presenças

Também estiveram presentes na solenidade os juízes de Catalão Luiz Antônio Afonso Júnior e Marcus Vinícius Ayres Barreto; o juiz de Nerópolis, Camilo Schubert Lima; a diretora de obras do TJGO,  Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria; o prefeito de Nerópolis, Gil Tavares; a vereadora de Nerópolis, Regina Lourenço, representando a Câmara Municipal; o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Catalão, Thadeu Bôtega Aguiar; o presidente da subseção da OAB de Nerópolis, André Raggi Nunes; o assessor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Pablo Carvalho Leite; o secretário da Indústria e Comércio de Catalão, representando a Prefeitura, Cairo Batista dos Santos; e os representantes das empresas vencedoras das licitações, Elvys Gomes Barros, Odair de Miranda, Felipe Miranda e Ian Castro Morais. Veja galeria de fotos (Texto: Lilian Cury/ fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: