Os desembargadores Amaral Wilson e Leandro Crispim tomam posse nessa quarta-feira, às 10 horas, como vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e corregedor-geral da Justiça, respectivamente. A solenidade será realizada no Plenário do Palácio da Justiça, com a presença dos desembargadores do Poder Judiciário Estadual, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além do representante da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, e membros de todo o sistema de Justiça.

Na ocasião, também será empossado também o desembargador Carlos França, como presidente da Corte de Justiça para o biênio 2023/2025. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da instituição no Youtube, com recursos de audiodescrição. A saudação inicial aos novos dirigentes do TJGO será pronunciada pelo desembargador João Waldeck de Souza. O procurador-geral de Justiça, Ayton Flávio Vechi, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás, Rafael Lara Martins, também se manifestarão na solenidade, que será encerrada com o discurso do presidente Carlos França.

 

Experiência no Sistema de Justiça
A aplicação acadêmica conduziu Amaral Wilson (foto acima) à aprovação em concurso público para o cargo de promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, apenas um ano após concluir o bacharelado em Direito. Atuou nas promotorias das comarcas de Crixás, Buriti Alegre e, por último, promovido para Anápolis, onde também atuou como professor titular da cadeira de Prática Processual Penal, na Faculdade de Direito.

O ingresso na magistratura aconteceu no ano de 1988, e o início da carreira de juiz de Direito foi desempenhado na comarca de Barro Alto, sendo o primeiro magistrado titular da jurisdição. Amaral Wilson de Oliveira ascendeu à comarca da capital em 2005, onde exerceu a titularidade da 2ª Vara Cível, alcançando em 2010 o cargo de juiz substituto em segundo grau. Em janeiro de 2011 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, pelo critério de merecimento, e exerceu no biênio 2021/2023 a atribuição de ouvidor do Poder Judiciário estadual.

Currículo
Amaral Wilson de Oliveira é mineiro da cidade de Jacuí. Filho de Euclides Gonçalves de Oliveira e de Rosa Bueno de Oliveira (in memorian). Cursou o ensino primário e ginasial na cidade goiana de Rubiataba, e o curso científico no Colégio Liceu de Goiânia. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Iniciou a carreira como promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, nas comarcas de Crixás, Rubiataba, Buriti Alegre e Anápolis. Ingressou na magistratura goiana em 1988, exercendo atividades forenses nas comarcas de Barro Alto, Crixás, Jaraguá e Goiânia. É pós-graduado em Direito Processual Civil.
Foi nomeado desembargador do TJGO em 2011. Atuou, ainda, no cargo de Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás, durante o biênio 2009-2010, no cargo de Diretor da Escola Judicial do TJGO, durante o biênio 2015 – 2017, e como ouvidor do Poder Judiciário de Goiás, durante o biênio 2021/2023. É casado com Sônia Maria Machado de Oliveira, e pai de Thaís, Ludimila e Euclides. Amaral Wilson ainda é avô de Júlia, Sophia, Victor e Amaral Neto.

História de vida intrínseca com a magistratura


Natural de Goiatuba, o desembargador Leandro Crispim (foto acima), novo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, tem 34 anos dedicados à judicatura e é filho de Geraldo Crispim Borges e Maria Santana Crispim, que sempre o incentivaram e deram suporte em todos os momentos da sua trajetória.

Desde a infância adquiriu um laço estreito com a magistratura, já que seu pai, Geraldo Crispim Borges, também foi magistrado e alçou os mais altos postos do Judiciário goiano, tendo exercido os cargos de corregedor-geral da Justiça (1981 a 1983), vice-presidente (1983 a 1985), e presidente (1985 a 1987).

Sua mãe, Maria Santana Crispim, de 91 anos, ainda o acompanha, com “pulso firme”, em cada degrau galgado com afinco e dedicação, características inerentes da sua personalidade. Tem como companheira Luciene Camargo. É pai de Heitor Nunes de Santana Crispim e Humberto Nunes de Santana Crispim.

Currículo
O novo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, formou-se no Curso de Direito, em 1985, pela então Universidade Católica de Goiás, atualmente Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). É pós-graduado em Direito Público, Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (RJ).

Antes de ingressar na magistratura, Leandro Crispim foi servidor do TJGO. Exerceu as funções de consultor jurídico; secretário particular; assistente de serviços judiciários; chefe de gabinete da Presidência; e diretor das Câmaras Criminais Reunidas. Ingressou na magistratura em 16 de junho de 1988. Uruana foi a primeira comarca em que atuou como juiz, em 1988 (1ª entrância). Na sequência, de 1988 a 1989, foi juiz de 2ª entrância da comarca de Crixás, para onde foi promovido por merecimento. Também foi juiz da Vara dos Feitos das Fazendas Públicas e Registros Públicos de 3ª entrância de Anápolis, de 1989 a 1992 (promoção por antiguidade). Na capital, foi juiz da 3ª Vara Cível de Goiânia de 1992 a 2007.

Em 21 de setembro de 2007, tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, tendo sido promovido por merecimento. Foi membro da 1ª Câmara Criminal TJGO até 8 de dezembro de 2010. Desde 9 de dezembro de 2010 passou a integrar a 2ª Câmara Criminal TJGO, cuja remoção ocorreu por antiguidade. Em 2017, foi escolhido por aclamação para presidir a 2ª Câmara Criminal. Atuou, também, como membro do Conselho Superior da Magistratura e do Órgão Especial, presidiu a Seção Criminal no biênio 2019/2021, a Banca Examinadora de Concurso de Juiz Substituto de 2010 a 2021, a Comissão de Informatização de 2019 a 2021, além de outras Comissões.

Na Justiça Eleitoral, exerceu a função de juiz eleitoral nas Comarcas de Uruana, Crixás, Anápolis e Goiânia, nesta última tendo atuado como coordenador da equipe de Juízes Eleitorais nas eleições de 2002. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no biênio 2020/2022.

Atuação dinâmica e proativa
Na busca de uma justiça célere e eficaz, atuou na coordenação do Programa Justiça Ativa do TJGO (2016), ocasião em que buscou aperfeiçoar o desenvolvimento do programa, alinhado ao cumprimento das metas estratégias então estabelecidas pelo Conselho Nacional de
Justiça (CNJ).

Também esteve à frente do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário goiano (PCS), tendo participado ativamente de todo o planejamento, cuja lei regulamentadora – Lei Estadual nº 17.663/2012 – foi sancionada em 14 de junho de 2012. (Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO e  Myrelle Motta - corregedoria-geral da Justiça)

  •    

    Ouvir notícia: