O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, recebeu, nesta quinta-feira (16), o primeiro convite oficial para a semana jurídica comemorativa aos 125 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição da qual é egresso.

A entrega foi realizada por um comitiva da UFG, liderada pelo ex-reitor da universidade, o professor Edward Madureira Brasil, que representou a reitora Angelita Pereira de Lima na reunião; pelo professor José Querino Tavares Neto, diretor da Faculdade de Direito da UFG, e pela professora Silzia Alves carvalho, vice-diretora da Faculdade de Direto da UFG.

Participaram da reunião as desembargadoras  Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade e Camila Nina Erbetta Nascimento; o  vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira;  desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, vice-diretor da Escola Judicial do TJGO (Ejug), e o desembargador Anderson Máximo de Holanda.

“Honrado e feliz” com o convite para participar do evento, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de agosto, Carlos França confirmou sua participação nas celebrações e afirmou que nutre muito carinho e respeito pela Faculdade de Direito da UFG, instituição em que cursou Direito.

“Nessa respeitada instituição se formaram inúmeros e ilustres magistrados e servidores do TJGO, advogados, membros do Ministério Público e outros atores da Justiça. Faço questão de estar presente nessa importante semana comemorativa para celebrar uma Faculdade que foi fundamental na minha trajetória e que faz parte da história de Goiás”, enalteceu.

Ao falar em nome dos colegas, a desembargadora Camila Nina relembrou os tempos felizes e as boas lembranças nutridas na época em que cursou a Faculdade de Direito da UFG. “Até hoje nossa turma é muito unida, fazemos reuniões e temos um grupo de WhatsApp. Fico muito feliz e honrada com esse convite. A evolução da UFG é notória e a ampliação da parte acadêmica faz da instituição um exemplo”, referendou.


Momento histórico

O professor José Querino ressaltou a importância da relação que a faculdade tem com aqueles que representam o sistema de Justiça. “Temos egressos da UFG, como o desembargador Carlos França, que engrandecem nossa instituição e fazem parte desse momento histórico”, realçou.

Por sua vez, a professora Silzia Carvalho, enfatizou o papel da faculdade e sua contribuição para a formação de profissionais da mais alta qualidade. Já o professor Jonathas Silva disse que a UFG transcendeu o tempo. “Esse convite é uma demonstração afetuosa do apreço dessa instituição por aqueles que fazem parte desse legado, como o presidente Carlos França”, evidenciou.

O professor Jonathas Silva,ex-diretor da Faculdade de Direito da UFG, destacou estar orgulhoso com a instituição, que, em sua avaliação, está pronta para novos desafios.

“Hoje é um dia especial e também de reflexão sobre o que a UFG já fez e quer fazer para a sociedade nos próximos anos. Quando caminhamos com união de propósitos, o resultado se concretiza. E, nesse caso, o próprio TJGO representa esse saldo positivo com autoridades tão ilustres que se formaram na nossa instituição, como o caro desembargador Carlos França e os outros desembargadores aqui presentes", salientou ao lembrar dos grandes desembargadores do TJGO que foram professores da Faculdade de Direito da UFG, como Everardo de Souza, Romeu Pires de Campos Barros, Clenon de Barros Loyola e Bayron Seabra Guimarães. 

Jonathas Silva ainda lembrou de um importante fato histórico nacional, a atuação da Faculdade de Direito da UFG para a definição da construção da nova capital no Planalto Central, por meio do renomado professor Colemar Natal e Silva, um dos fundadores da Universidade Federal de Goiás.

Já o professor Edward Madureira expressou “grande alegria” na entrega do convite e lembrou que a Faculdade de Direito da UFG é a 6ª mais antiga do Brasil, além de pontuar que o Brasil foi o último País da América a ter uma universidade legitimamente constituída.

Além do convite para as comemorações, a comitiva propôs ao presidente do TJGO o desenvolvimento de iniciativas de apoio à UFG e à comunidade acadêmica.

Participaram também da entrega, o advogado Eliomar Pires Martins, presidente da Associação de Egressos da Universidade Federal de Goiás (Egress@s);  o professor Osmar Pires Martins Júnior, diretor científico da Associação de Egressos da UFG; o professor Pedro Wilson, ex-prefeito de Goiânia e ex-presidente do Centro Acadêmico XI de Maio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás; o vereador Anselmo Pereira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da UFG e dos Institutos Federais em Goiás, e o acadêmico Eduardo Matheus, coordenador do Centro Acadêmico XI de Maio (Caxim).  (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: