A parceria interinstitucional, de natureza cultural, entre Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Tribunal Regional do Trabalho da 18 ª Região (TRT-18) resultou, na tarde desta terça-feira (21), no lançamento do livro "A travessia do deserto – uma estratégia para a vida", de autoria da professora Elina Borges. O evento foi realizado na sede do TRT-18, e contou com as presenças do presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos, e o coordenador da Comissão de Gestão da Memória do TRT-18, desembargador Elvécio dos Santos, na ocasião representando o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Rodrigues do Nascimento.

Conforme o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, o dia não poderia ser mais significativo para o lançamento da obra literária da professora Elina Borges, “na data em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, instituído pela Unesco no ano de 1999”, destacou o desembargador. Ele ressaltou também que o papel da Comissão de Cultura e Memória do TJGO não é a produção cultural, e sim a promoção e a disponibilização do adequado espaço para as manifestações culturais do Estado. “Não figuramos como criadores ou protagonistas da cultura ou da história, o que fazemos é abrir caminhos, fixar rumos e dar espaço àqueles que efetivamente produzem cultura e fazem história”, sublinhou.

Para o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos, “a promoção e produção literária é um ato de resistência cultural, especialmente em épocas que a leitura é deixada em segundo plano, com prevalência de imagens, áudios e mensagens instantâneas”. Ainda segundo Itaney Campos, “o trabalho do julgador é por vezes solitário, e o convívio com os amantes da cultura e da literatura é enriquecedor”, ressaltou o desembargador, que também é poeta e escritor, ocupante da cadeira nº 37 da Academia Goiana de Letras (AGL).

O assessor cultural do TJGO, poeta Gabriel Nascente, destacou que a obra da professora Elina Borges ressignifica os sentimentos de gratidão e amor à vida. “Uma vez vencidos os traumas vivenciados pela autora, durante sua travessia pela enfermidade, trouxeram à tona uma alegria literária produzida por uma autora lúcida e revigorada, num pacto de beatitude com o destino do viver filosófico”, exprimiu Gabriel Nascente.

"Não se atravessa desertos sozinha"

“Nesta sala linda, rodeada de pessoas importantes e significativas para mim vejo uma belíssima paisagem, muito diferente daquela que retrato no livro, quando recebi o diagnóstico de câncer”, disse a autora do livro, professora Elina Borges. Ela contextualizou que a realidade do quadro de enfermidade a conduziu à “travessia do deserto”. “Aprendi nesse caminho que não se atravessa desertos sozinha, entendi que esse lugar inóspito serve de purificação, nele existem estrelas e até a companhia dos anjos, e nesta sala tem muitos deles”, ressaltou a escritora, com gratidão.

O lançamento teve o apoio da Consciente Construtora e Incorporadora, e a renda obtida com a venda do livro "A travessia do deserto – uma estratégia para a vida", somada às expressivas contribuições de desembargadores do Poder Judiciário Estadual já contabilizou uma arrecadação superior a 30 mil reais, integralmente revertidos para o Hospital de Câncer Araújo Jorge. Durante o lançamento da obra literária da autora Elina Borges, houve também apresentação musical do Coral Labor em Canto.

Também estiveram presentes na cerimônia, os desembargadores do TRT-18, Daniel Viana Júnior e Welington Luis Peixoto; a chefe da seção da Comissão de Memória do TRT-18, Ariony de Castro; o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (Sinjufego), João Batista Vieira; o médico Carlos Henrique Ribeiro do Prado, representando na ocasião o presidente da Associação de Combate ao Câncer (ACC), Jales Benevides; o empresário Malkon Merzian, bem como o artista plástico e juiz aposentado Carlos Elias; a presidente do Centro de Cultura da Região Centro-Oeste, professora Sônia Ferreira; e a representante da empresa Consciente Construtora e Incorporadora. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Girlaydy Costa - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: