O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), firmaram contrato, nesta quinta-feira (23), para o desenvolvimento de dois projetos de inteligência artificial, sendo um de assistente jurídico virtual e outro de inteligência artificial aplicada à comunicação processual. A solenidade de assinatura do contrato foi celebrada no Salão Nobre da Presidência do TJGO, entre o chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França, o pró-reitor de pós-graduação da UFG, professor Felipe Terra Martins, representando a reitora Angelita Pereira de Lima, e a diretora Executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destacou que a parceria com a Universidade Federal de Goiás é de suma importância, "haja vista que o Poder Judiciário tem a missão de estar próximo aos cidadãos, na decisão de demandas, assim como manter um diálogo compreensível com a sociedade goiana. O Poder Judiciário se eleva e se sente valorizado com esse convênio, pois vai contar com uma instituição renomada da área do conhecimento e de pesquisa, como a UFG”, afirmou.



Carlos França também ressaltou como relevante a atuação da UFG em colaborar com o Poder Judiciário goiano, "uma vez que dissemina conhecimento, nas diversas áreas da ciência, além de colaborar com o Judiciário e, principalmente, em prol da sociedade. Tenho certeza que essa parceria vai se multiplicar com essa ação”, frisou o presidente do TJGO. Ainda, na ocasião, o chefe do Poder Judiciário observou que "a inteligência artificial é o caminho para o setor público, principalmente o Judiciário, para dar celeridade aos processos, despachos e sentenças e com o uso de uma linguagem simples”, finalizou.

O juiz auxiliar da presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, acrescentou que o primeiro passo de aproximação com a UFG foi concluído com sucesso, pois as parcerias vão produzir bons frutos para os juízes e servidores. “O que a gente tem aqui vai produzir bons frutos tanto para os juízes, servidores, bem como para a sociedade em geral”, destacou o magistrado.



Marco histórico

Presente à solenidade, a coordenadora do Projeto Linguagem Simples no Sistema de Justiça do TJGO, juíza Aline Vieira Tomaz, considerou a parceria como sendo um marco histórico para o TJGO, pois os projetos renderão frutos para todo o sistema de justiça. “Queremos que não só o Judiciário fale a linguagem simples, mas que seja unificada a todos os atores do projeto”, pontuou.  A magistrada destacou, ainda, que, a partir desta implantação, será possível analisar sentenças para criar um glossário para evitar o uso de termos técnicos, estrangeirismos e siglas de ciência jurídica.



“Percebemos o quanto essa área, principalmente o projeto de inteligência artificial, é importante para o avanço da ciência e da tecnologia no Estado, no país e no mundo. Temos um centro na UFG que é internacional. Com certeza, esses dois projetos serão alcançados pela equipe do TJGO”, explicou a diretora Executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, ao se colocar à disposição para gerir os contratos por parte da Funape.



O pró-reitor de pós-graduação da UFG, professor Felipe Terra Martins, representando a reitora, professora Angelita Pereira de Lima, agradeceu pela confiança na instituição. Na oportunidade, o professor comentou que o desenvolvimento desse projeto vai melhorar a comunicação do Tribunal com a sociedade. “Esse projeto vai impactar na formação da sociedade, pois é voltado para a ciência e ao desenvolvimento da tecnologia. Acredito que vocês vão se surpreender na qualidade desse projeto”, ressaltou.



Projetos

O projeto Assistente Jurídico Virtual vai realizar, por meio de equipe especializada para estudo de métodos e técnicas de Inteligência Artificial e Engenharia de Software, o desenvolvimento de um assistente jurídico virtual visando otimizar processos de comunicação dos magistrados. Enquanto isso, o projeto de Inteligência Artificial vai auxiliar em contexto específico, tais como tradução de termos jurídicos e estrangeirismos empregados nos atos judiciais em linguagem simples, bem como na conversão de sentenças judiciais em resumos ilustrados, de forma a tornar a linguagem jurídica de fácil compreensão aos cidadãos.

 



Presenças

Também participaram da solenidade o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a coordenadora de Inteligência e Inovação do TJGO, Jaqueline Martins e Silva; a coordenadora de assessoramento da Diretoria-Geral, Leandra Vilela; o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires; diretor do Instituto de Informática da UFG, professor Eliomar Araújo de Lima; a vice-diretora da Faculdade de Administração, Ciência Contábeis e Ciências Econômica (FACE) da UFG, professora Daiana Paula Pimenta; o gerente de Projetos da Funape, Bruno Machado Carvalho; o pesquisador do Instituto de Informática da UFG, professor Celso Golnçalves Camilo Júnior; o analista de Projetos da Funape, Erasmo Rodrigues Menezes;  pesquisador da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, professor Marcos Severo;  e as assessoras de juízes auxiliares da Presidência, Brenna Martins e Ana Paula Saad Canedo Machado. Veja galeria (Texto e fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: