“Organizar o planejamento de ações educativas e de aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos”. Esse é o objetivo do Programa de Formação de Formadores, realizado a partir desta segunda-feira (27), para magistradas e magistrados do TJGO, pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (EJUG), por meio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).  As aulas ocorrem até o dia 29 deste mês, das 9h às 18 horas, na sala de estudos da EJUG, localizada no prédio do TJGO, no Setor Oeste, em Goiânia.

A abertura do evento foi feita pelo diretor da EJUG, desembargador Nicomedes Domingos Borges, que destacou que a formação de magistrados visa o aprimoramento das atividades desenvolvidas para uma melhor prestação jurisdicional. O desembargador ressaltou que as magistradas e os magistrados que participam do curso terão conhecimento teórico e prático para serem multiplicadores. “Eu, como diretor da Escola Judicial, só tenho a agradecer pela presença de todos os magistrados. Temos aqui verdadeiros heróis do Judiciário goiano, pois, mesmo com mais de 100 comarcas desprovidas, o que acaba sobrecarregando os colegas, desenvolvemos metodologia para que os jurisdicionados não ficassem carentes da prestação jurisdicional”, explicou.

“A presença dos magistrados mais uma vez demonstra o comprometimento deles com o TJGO e a magistratura, sobre tudo de quem depende dela, que é o jurisdicionado. Tenho certeza que os magistrados que chegam, receberão a melhor formação. Buscamos não professores, mas colegas para passarem a parte prática para esses jovens que chegam do concurso. A parte prática é o principal objetivo desse curso. Estou com esperança que podemos oferecer a eles uma boa formação”, finalizou o diretor da EJUG, desembargador Nicomedes Domingos Borges.

O professor e  juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Fábio Penezi Póvoa, explicou que o curso traz métodos para o desenvolvimento de aulas para formação prática profissional do juiz, já que as tradicionais não conseguem alcançar as especificidades do magistrado. Ressaltou que com a nova metodologia os magistrados contarão com novas ferramentas, melhorando a prestação jurisdicional. “Queremos aqui desenvolver o juiz como um todo. Para isso, vamos aplicar estratégias nesses três dias, permitindo que o magistrado que atua de forma continuada possa reproduzir as metodologias aplicadas para aqueles que estão em formação inicial”, acrescentou o professor.

A pedagoga da ENFAM, Maria Eveline Pinheiro, por sua vez, completou que a maior parte do percurso profissional dela como professora foi trabalhando com a formação de pessoal. “O que eu aprendi de mais significativo na profissão é que quando a gente trabalha na formação de profissionais, temos muito pouco para ensinar, pois além da técnica é preciso ter observação e analisar o próprio trabalho”, enfatizou. Segundo ela, o saber ouvir traz  boas estratégias para ser transmitido para os novos magistrados. Sustentou, ainda, que o curso de formação é uma espécie de coordenação pedagógica, pois quando temos a oportunidade de trocar ideias, conseguimos pensar no curso em sua unidade, ou seja, sem o pensamento comum.

Programação

O curso de formação de formadores conta com uma carga horária de 26 horas/ aula, sendo 24 presenciais e duas horas de atividade prévia, cuja programação possui abordagens e atividades de ação educativa, tais como a docência no contexto da magistratura; diretrizes pedagógicas; o desenvolvimento da formação de magistrados e a docência no contexto da magistratura; a construção coletiva do saber com competências docente e especificidades do ensino e da aprendizagem, entre outros.

Nesta terça-feira (28), segundo dia do evento, o curso será voltado para as diretrizes pedagógicas, o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências, tais como a de educação; instrução e o planejamento e o desenho de ações educativas e a organização do trabalho educativo e pedagógico com os aspectos teórico-práticos. Enquanto isso, no terceiro dia ocorrerá o planejamento de atividades práticas orientadas com simulado, entre outros, como análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos, sínteses reflexivas; autoavaliação e outros.

Presenças

Participaram da aula de formação as desembargadoras Ana Cristina Ribeiro Pertenella França e Camila Nina Erbetta Nascimento; os desembargadores Nicomedes Domingos Borges e Delintro Belo de Almeida Filho; os juízes substitutos em 2º Grau, Altair Guerra Costa, Átila Naves Amaral, Aureliano Albuquerquer Amorim, Wilson da Silva Dias, Ana Cláudia Veloso Magalhães; os juízes auxiliares da presidência Marina Cardoso Buchdid e Reinaldo de Oliveira Dutra; os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira.

Também compareceram as seguintes magistradas e magistrados: Aline Vieira Tomas, Ana Paula Osorio Xavier, Eduardo Oliveira, Erika Barbosa Gomes Cavalcante, Geovana Mendes Baia Moises, Leonys Lopes Campos da Silva, Maria Antônia de Faria, Maria Cristina Costa, Ricardo Silveira Dourado, Vinícius Caldas da Gama e Abreu, como também servidores do TJGO. (Texto e fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: