25 de maio marca o Dia Nacional da Adoção no Brasil, data estabelecida pela lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002. Para fortalecer ainda mais a conscientização sobre o tema, em 2022 foi criada a Semana Nacional da Adoção por meio da Lei nº 14.387/22. O propósito dessa iniciativa aprovada pelo Congresso Nacional é promover reflexão, agilização, celebração e campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade sobre o tema da adoção. Para isso, debates, palestras e seminários são organizados em todo o país.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), 33,7 mil pretendentes estão habilitados para adoção e 4.300 crianças e adolescentes estão aptos para adoção em todo o território nacional. Esses números indicam uma necessidade contínua de encontrar famílias amorosas e seguras para as crianças que aguardam por adoção.

A Semana Nacional da Adoção tem se mostrado um momento crucial para sensibilizar a sociedade sobre a importância de acolher essas crianças e adolescentes de maneira legal e respeitosa. Durante esse período, diversas organizações não governamentais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil se unem em prol dessa causa, buscando desmistificar preconceitos e informar sobre os procedimentos e requisitos para adoção.

A adoção vai além do simples ato legal de acolher uma criança em uma família. Ela tem o poder de garantir o direito ao afeto a todas as crianças e jovens, proporcionando-lhes um ambiente estável e amoroso para o seu desenvolvimento emocional e psicológico.

 

Juizado da Infância de Goiânia promove a Semana da Adoção com foco na Entrega Legal

O Juizado da Infância e Juventude da comarca de Goiânia deu início à Semana da Adoção em Goiânia, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da adoção e do programa de Entrega Legal. O programa permite que mulheres ou casais que engravidaram e não desejam ficar com os bebês possam, de forma legal, encaminhá-los para adoção por uma nova família.

Durante a Semana da Adoção, que ocorrerá até o próximo sábado (27/5), agentes de proteção e a equipe técnica do juizado realizarão uma série de atividades. Entre elas, estão a distribuição de materiais explicativos e orientações sobre o programa de Entrega Legal em pontos estratégicos e movimentados da cidade, como shoppings, aeroporto, terminais de ônibus coletivos e a Rodoviária de Goiânia.

O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância da adoção legal e fornecer informações para aqueles que desejam adotar uma criança ou adolescente. A Semana da Adoção é uma oportunidade para destacar que a adoção pode proporcionar um novo lar amoroso e uma nova família para aqueles que mais precisam.

Além das atividades de distribuição de materiais e orientações, a juíza Maria Socorro Afonso Silva, titular do Juizado da Infância, realizará uma palestra sobre as inovações no processo de adoção na Ordem dos Advogados do Brasil em Aparecida de Goiânia. Também haverá preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes à adoção, com o Módulo Jurídico, e a semana será encerrada no Parque Flamboyant, com a participação da equipe técnica e da Divisão de Agentes de Proteção.

Com a Semana da Adoção, o Juizado da Infância de Goiânia busca promover a conscientização e fornecer suporte a todos os envolvidos no processo de adoção, visando garantir que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer em um ambiente amoroso e acolhedor.

 

  •    

    Ouvir notícia: