O Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nursa) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) disponibilizou, na segunda-feira (5), data em que é celebrada o Dia Mundial do Meio Ambiente, ponto de coleta de recicláveis no pátio do TJGO, na entrada principal do Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola, na Avenida Assis Chateaubriand. A coleta ficará disponível até esta quarta-feira (7), e a ação integra o cronograma de atividades do Poder Judiciário Estadual, voltado para sustentabilidade e a disseminação de práticas eco conscientes, complementadas pela renovação da parceria com o Movimento Lixo Zero Goiás e o Movimento Nacional ODS Goiás.

A iniciativa visa a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos, que inclui a coleta seletiva e destinação correta dos materiais descartados. Ainda houve, nas unidades judiciais e administrativas do TJGO, a introdução de medidas para redução do consumo de papel, que inclui a digitalização de processos.

Ações

Entre as práticas de responsabilidade ambiental adotadas pelo TJGO estão a instalação de usinas fotovoltaicas em unidades judiciárias na capital e em comarcas do interior do Estado, a utilização de copos descartáveis biodegradáveis, que se decompõem mais rapidamente na natureza, impactando menos o meio ambiente, e o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), que define objetivos, metas e prazos de execução de mecanismos de avaliação das ações de sustentabilidade no Poder Judiciário Estadual.

O Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nursa), coordenado pela juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, também está atuando na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que será responsável pelo gerenciamento de resíduos, e pela recomendação de medidas com o objetivo de reduzir os impactos causados ao meio ambiente, em função do gerenciamento inadequado de resíduos.

Guia de Compras Sustentáveis

No final de 2022, o TJGO disponibilizou material com o Guia de Compras Sustentáveis do Poder Judiciário Goiano. O guia funciona como uma ferramenta prática de gestão organizacional voltada à sustentabilidade, tendo como princípios o equilíbrio, a indivisibilidade e a transversalidade das dimensões econômicas, sociais e ambientais nas contratações públicas,  buscando a melhoria da qualidade do gasto público.

 

Redução de Gases de Efeito Estufa

Quanto à emissão de gases de efeito estufa, o Nursa do TJGO já iniciou o processo para a elaboração de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Esta é a etapa inicial para que uma instituição possa avaliar como as suas atividades impactam o sistema climático, e a partir deste diagnóstico identificar estratégias que possam contribuir com a gradual e contínua redução das emissões.


Borra de Café

Outro projeto idealizado pelo Nursa foi o “Borra de Café”. A ação é uma parceria com a Diretoria do Foro de Goiânia, que promove o recolhimento e a doação para o viveiro municipal de toda borra de café utilizada nas unidades judiciais da capital. A medida já garantiu a retirada de aproximadamente seis toneladas de borra de café do meio ambiente, e o objetivo é que o projeto se estenda para todas as comarcas do Estado, ainda neste ano de 2023.
O Poder Judiciário Estadual também utiliza a maior frota de carros híbridos, dentre os cinco tribunais brasileiros que fazem uso de veículos com essa tecnologia. São 29 carros híbridos dos 42 veículos informados pelas instituições.

 (Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: