O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, inauguraram, na tarde desta terça-feira (6), o Pergolado Cultural Otavinho Arantes, espaço localizado na entrada principal do Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO, na Avenida Assis Chateaubriand. A solenidade de inauguração contou com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica de Goiânia e do cantor Gustavo Veiga.

Durante a solenidade de inauguração do espaço, o chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França, recordou que, quando da propositura da homenagem ao teatrólogo Otavinho Arantes, apresentada pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, para nomeação do pergolado. “Não me pairou nenhuma dúvida em acolher a proposta, pela história e pela importância do Otavinho Arantes para a arte do nosso Estado, o que também contou com a concordância do Órgão Especial”, destacou Carlos França.

“O Poder Judiciário tem que reverenciar e reconhecer os personagens e vultos que foram e que são importantes para a sociedade, e este nobre espaço no TJGO não poderia ter melhor denominação do que Pergolado Cultural Otavinho Arantes”, ressaltou Carlos França, ao elogiar “a vigorosa gestão da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, dirigida pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e integrada pelos atuantes e competentes colegas desembargadores”, pontuou.


Preservação da memória

Conforme o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, a comissão tem atuado para o fomento, a preservação e a divulgação do acervo histórico e cultural do Poder Judiciário Estadual. Ele destacou que a memória do homenageado, Otavinho Arantes, deve ser perenizada, a fim de dar conhecimento às futuras gerações sobre os relevantes feitos do teatrólogo goiano.

“Na quadra histórica vivenciada no Poder Judiciário de Goiás, ao cuidado de gestão moderna, a seara cultural está avultada, tanto pelo apoio do presidente Carlos França, quanto pela composição da Comissão de Memória e Cultura, integrada por vocacionados ao tema”, celebrou, na ocasião, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.

“Otavinho Arantes foi herói, estamos aqui para reconhecê-lo, em registro de batismo do Poder Judiciário, proferindo sentença de proibição do esquecimento, viverá para sempre no gesto que fica e na memória que não se apagará”, destacou Luiz Cláudio Veiga Braga.

 

Presenças

Diversas autoridades do Poderr Judiciário Estadual e representantes do Sistema de Justiça e da cena cultural de Goiás estiveram presentes à cerimônia. Entre eles, o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, que integra a Comissão de Memória e Cultura; os desembargadores membros da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, Carlos Hipólito Escher, Roberto Horácio de Rezende, Vicente Lopes da Rocha e Eliseu José Taveira Vieira; o desembargador Edison Miguel da Silva; os desembargadores aposentados Walter Carlos Lemes e Olavo Junqueira; e o procurador de Justiça, Eduardo Veiga Braga.

E, ainda, os juízes substitutos em segundo grau, Sival Guerra Pires e Ronnie Paes Sandre; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa; o diretor cultural da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juiz Denival Francisco da Silva; o juiz Abílio Wolney Aires Neto; o juiz substituto em segundo grau aposentado Avenir Passos de Oliveira; o artista plástico e juiz aposentado Carlos Elias, além do diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, e do assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente; a vice- presidente para Planejamento e Finanças do SindJustica, Sayuri Tanaka, representando o presidente da entidade, Fabrício Duarte.


Familiares do homenageado

Os familiares do homenageado também estavam presentes na solenidade, a irmã Margarida Arantes Melo, a sobrinha Beatriz Arantes e os sobrinhos Otávio e Frederico Arantes, que é servidor do TJGO.

Ainda prestigiaram o evento, a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, na ocasião representando o governador Ronaldo Caiado; a defensora pública estadual, Mayara Braga; o juiz-membro do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior; o representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Wagner Paixão Vieira; o apresentador de televisão Hamilton Carneiro; os escritores e membros da Academia Goiana de Letras (AGL), Miguel Jorge, Nars Chaul e Ubirajara Galli; o professor e ex deputado federal Vilmar Rocha; o presidente da Academia Goiana de Imprensa (AGI), jornalista Walterli Guedes; a assessora do deputado estadual Eduardo Prado, Erly Paula Moreira; o secretário municipal de Cultura de Goiânia, Zander Fábio; o artista plástico Valdir José de Medeiros e sua esposa Lydia Christina; a cantora lírica Goiana Vieira da Anunciação e servidores do TRE-GO.

(Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: