Com o objetivo de amparar e acolher mulheres em situação de violência doméstica, foi lançado na comarca de Goiatuba, na sexta-feira (15), o Projeto Florescer. A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal do Júri do fórum e contou com a participação da presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e do juiz da 1ª Vara da comarca de Goiatuba e membro da coordenadoria, Rodrigo de Castro Ferreira. O Projeto Florescer oferece suporte jurídico e psicológico às vítimas, ajudando na superação e rompimento dos ciclos de violência, nos quais elas estão inseridas.

O evento fez parte da programação da 13ª edição da Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa e, também, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Inédito na comarca de Goiatuba e de inciativa do Centro Universitário UniCerrado, o projeto contou com o apoio do juiz Rodrigo de Castro.

A desembargadora falou da honra em estar presente para o lançamento de mais um projeto no Estado e de sua importância. “Por meio dele, serão feitas oitivas sensíveis e humanizada, oferecendo, assim, o apoio e amparo necessários na busca da melhor solução para enfrentar a violência sofrida. Além de oferecer opções que auxiliem seus direitos e possibilidades de recomeço, ajudando-a e encorajando-a a cessar a violência vivenciada”, salientou.

Ainda de acordo com a desembargadora Sandra Regina, o projeto engloba, entre seus principais propósitos, que é retirar mulheres em situação de extrema vulnerabilidade do ambiente de marginalidade, impessoalidade e intimidação apresentado nas delegacias comuns.

O juiz Rodrigo de Castro lembrou que o projeto iniciou suas atividades em 2018. Porém, agora, está composto por professoras e estagiárias da Unicerrado dentro de várias áreas de formação, como Pedagogia, Psicologia e Direito. Segundo ele, o funcionamento é em horários determinados dentro do Hospital-Escola da Universidade, para acolhimento e triagem das vítimas, que pode acontecer, conforme o magistrado, tanto pela busca espontânea como por encaminhamento dos órgãos parceiros. 

União de esforços
À frente da Coordenadoria da Mulher, a desembargadora Sandra Regina Teodoro, fez questão de ressaltar a importância e necessária união de esforços em prol do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. “Desta forma, conto com o apoio de todos e todas na promoção de um programa com uma causa tão justa”, frisou.

O juiz Rodrigo de Castro agradeceu o empenho e a parceria realizados na comarca. O magistrado destacou, ainda, que o projeto só funciona em sistema de rede com outros órgãos conveniados como Polícia Civil, Poder Judiciário, Creas, Cras, Assistência Social, Hospital do SUS e agentes de saúde, para facilitar o acesso da vítima às políticas públicas de defesa da mulher e às redes de enfrentamento.

Apresentação
A apresentação do Projeto Florescer foi feita pelas professoras Cássia Núbia Carvalho e Leyce Amanda Carrijo. A ação é composta por professoras e estagiárias da Unicerrado, dentro das várias áreas de formação, como Pedagogia, Psicologia e Direito.

No espaço destinado ao projeto, além do acolhimento inicial, a vítima ainda recebe orientação jurídica e psicológica, previamente agendadas, se assim desejar. O projeto oferecerá, ainda, palestras para esclarecimento e identificação da violência doméstica em vários setores da rede pública e privada, tais como escolas, postos de saúde da família, órgão públicos, empresas privadas e, também, dentro da própria Unicerrado.

Também participaram do evento o reitor da Unicerrado, Gilmar Vieira de Resende; delegado da Polícia Civil, Patrick Fernando Carniel; presidente da Oab(Subseção Goiatuba), Carlos Alberto Carvalho; o chefe de gabinete da prefeitura, Meloviano Assunção; entre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: