Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, o juiz auxiliar da Presidência, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, participou nesta quinta-feira (11), da abertura do 2° Congresso Nacional de Oficiais de Justiça (Conojus), que tem como tema “As inovações Tecnológicas e a Humanização na Função do Oficial de Justiça”. Além dele, também compuseram a mesa o desembargador Marcus da Costa Ferreira, diretor da Escola Judicial do TJGO (Ejug) e o juiz Donizete Martins de Oliveira, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), que representou o corregedor-geral, desembargador Kisleu Dias Maciel. O evento acontece no K Hotel, em Goiânia.

O evento é promovido pela Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus), pelo TJGO, Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindjusgo) e Ejug. O congresso ocorre no momento em que as modificações trazidas pelo novo Código de Processo Civil (CPC) e a virtualização do processo demandam novos debates acerca das atribuições do cargo e das ferramentas tecnológicas postas a serviço do oficial de justiça, evidenciando uma realidade na qual o oficial de justiça foi colocado como auxiliar na execução da política pública de solução consensual de conflitos.

Palestras
Os dois dias de eventos (11 e 12) serão marcados por palestras e debates. Durante a manhã desta quinta-feira (11), os participantes conferiram a palestra “As ferramentas tecnológicas disponíveis ao oficial de Justiça no exercício de sua função”, proferidas pelo oficial de justiça do TJDF, Gerardo Alves Lima Filho e pelo diretor de informática do TJGO, Anderson Yagi Costa.

À tarde, o primeiro a ministrar a palestra foi o oficial de justiça federal lotado no TRT da 9ª Região, Carlos Batista Júnior.Ele abordou o processo eletrônico e a atuação do oficial de Justiça. “Vivemos em um mundo em alta velocidade onde o real e o virtual se encontram. Vivemos a era da instantaneidade. A entrega da justiça não poderia estar em descompasso com essa nova realidade. Hoje, as palavras de Rui Barbosa são ainda mais atuais: ‘Justiça lenta equivale a nenhuma Justiça’ ”, salientou.

A carreira do oficial de justiça, segundo ele, evoluiu de um agente de força quente que se deslocava a pé ou a cavalo, para um comunicador de atos processuais e, atualmente, para um operador de recursos digitais e inteligência da informação. Para ele, o oficial de justiça representa o encontro do real e do virtual na administração da Justiça.

Em seguida, o fundador do Projeto Social Anjos das Ruas e coordenador do grupo Guardião do Amor Maior, Fernando Bacelar, falou sobre o tema “Não falta amor, falta amar: a empatia pelo outro e o poder das palavras”. Sobre a conjuntura nacional, o presidente da Fesojus, João Batista Fernandes, foi o último a falar.

Na sexta-feira, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valdetário Andrade Monteiro e o juiz Clauber Costa Abreu,da comarca de Goiânia, vão debater sobre o Poder Judiciário e a Resolução n°219/2016 do CNJ: perspectivas e desafios. Depois, o oficial de justiça do TRT, Marcelo Araújo de Freitas, abordará a profissionalização da comunicação do oficial de justiça.

No período da tarde, a psicóloga e oficial de justiça do TJGO, Lorena Rodrigues Lourenço, falará sobre o impacto do trabalho na saúde do oficial e abordará as pesquisas científicas que foram realizadas em diferentes estados brasileiros sobre os riscos psicossociais que circundam o trabalho do oficial de justiça. “Os resultados das pesquisas têm demonstrado que o trabalho pode ser fonte de sofrimento e adoecimento, contribuindo para o aparecimento ou desenvolvimento de psicopatologias como transtornos de ansiedade e depressão”, frisou.

O juiz auxiliar da CGJGO, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, tratará sobre as atribuições do oficial de justiça no Novo CPC em sua palestra. A oficial do TJPA, Asmaa Abduallah Hendawy, encerrará as palestras nesta sexta-feira (12) abordando o tema “O oficial de justiça como auxiliar na execução da política pública de solução consensual de conflitos”.

Homenagens
O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, em nome do Tribunal goiano e o desembargador Marcus da Costa Ferreira, receberam réplicas que simbolizam o Conojus, a miniatura do monumento  Às três Raças’, criado pela escultora goiana Neusa Moraes, em 1967. O monumento simboliza a miscigenação de três raças – indígena, negra e branca, que ajudaram a construir a capital e a formar o povo goiano.

Também estavam presentes na abertura do congresso o juiz-auxiliar da CGJGO, Algomiro Carvalho Neto; a Secretária de Gestão Estratégica (SGE), Mislene Medrado de Oliveira Borges; o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi; assessor da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Thiago Borges Dutra de Castro e a diretora da Central de Mandados de Goiânia, Aparecida Manuel. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: