Foi lançada nesta quinta-feira (23), a pedra fundamental do novo prédio do fórum da comarca de Bela Vista de Goiás. O local tem mais de 10 mil metros quadrados, contará com uma área construída de mais de 4 mil metros quadrados e está localizado no Setor Via das Flores. Esta é a primeira obra lançada na gestão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes.

O prédio do novo fórum local será modelo para as outras comarcas do Estado. Comportará três varas judiciais e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Pensado durante a execução do projeto, no local haverá a preocupação com a sustentabilidade e estratégias projetuais que visam a diminuição de custos de manutenção, havendo a previsão de utilização de energia solar e o reaproveitamento de água pluvial. Conforme previsão, a obra terá início neste mesmo ano e deverá estar concluída  até o final de 2020.

O desembargador-presidente se emocionou ao lembrar de sua trajetória. Segundo ele, voltar à sua terra natal significa lembrar de suas lutas. “É uma emoção incontida estar aqui. Trabalhei  como servente de pedreiro”, revelou. Ele também frisou a importância dos Poderes estarem em harmonia. “Busco sempre uma boa relação com os poderes, porque é só assim que conseguimos alcançar nossos objetivos”, salientou.

Antes de finalizar seu discurso, o presidente do TJGO leu um poema feito por ele em homenagem a Bela Vista. “Oh terra linda e querida; Onde nasceram meus pais; Por ti daria minha vida; Bela Vista de Goiás; Casarões e muros antigos, becos, ruas, ó saudade!; Terra de tantos amigos; De Nossa Senhora da Piedade; Aqui vivi o  maior sonho; Lutei, ganhei asas na vida; Em batalhas triunfantes; Minha esposa querida; Meu anjo lindo e risonho; Nesses buritizais sussurrantes”, recitou, ao ser aplaudido de pé.

Segundo o diretor do Foro local, juiz Paulo Afonso De Amorim Filho, Bela Vista de Goiás está cada mais inserida dentro de um contexto de região metropolitana de Goiânia, sendo assim é natural que, com o passar do tempo. a estrutura do prédio atual não comporta mais a demanda. “O prédio hoje representa uma Bela Vista antiga, já o novo fórum mostrará uma Bela Vista do futuro que cada dia cresce mais”, enfatizou. “Eu só tenho a agradecer ao presidente e a todos os envolvidos por conseguir tornar esse sonho realidade”, completou o magistrado.

A prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, agradeceu ao desembargador-presidente pelo carinho e amor que ele tem com a cidade. “É um legítimo filho de Bela  Vista  que mantém sua humildade e valoriza suas raízes”, elogiou. Ela afirmou que o fórum trará mais benefícios para o local. “Toda a população ganhará com o novo fórum. Estamos orgulhosos com esse presente”, salientou.

A prefeita falou da importância da parceria com o Poder Judiciário. “Temos que trabalhar juntos pela população. No nosso município há mais de 7 milhões de divida ativa, vamos fazer uma semana de conciliação e o dinheiro arrecado será investido em benefícios para a cidade”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Sérgio Rodrigues Teixeira, falou da sua satisfação pela construção do novo Fórum. “Estamos muito felizes. Obrigado, desembargador Walter Carlos, por pensar em Bela Vista. O senhor nos enche de orgulho”, ressaltou o vereador.

Compuseram a mesa o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; o ex-presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa e Cláudio Henrique Araújo de Castro; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, Paulo César Alves das Neves;  o presidente da OAB-GO Subseção Bela Vista de Goiás, Victor Benedito Otaviano Ferreira. Também estiveram presentes a secretária-geral da Presidência do TJGO; Eliene Maria Ramos; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; secretária de Gestão Estratégica, Mislene Medrado de Oliveira Borges; o diretor de Obras, Luiz Cláudio Dias Ferreira; diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto;o  assessor militar do TJGO, tenente coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior; entre outras autoridades locais e do Poder Judiciário.  (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja Galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: