O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, e o diretor da Escola Judicial (EJUG), Jerônymo Pedro Villas Boas, convidam toda a magistratura a se inscrever no curso Direitos Humanos e Equidade de Gênero, que será realizado pela EJUG de 19 de junho a 14 de julho, na modalidade EAD com aulas síncronas. Magistradas e magistrados poderão fazer suas inscrições na plataforma da Ejug, até o dia 29.

O curso atende às diretrizes previstas no Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero e está em consonância com a Resolução 492/2023, do Conselho Nacional de Justiça, que institui a obrigatoriedade de capacitação de magistrados e magistradas, relacionada a direitos humanos, gênero, raça e etnia, em perspectiva interseccional, entre outras providências.

Além disso, busca promover a conscientização sobre dificuldades de acesso ao trabalho e à justiça, abordando preconceitos e educar para a diversidade, com a promoção de um ambiente de trabalho saudável, por meio da conscientização sobre diferenças e preconceitos.

Com carga horária de 20 horas, a capacitação será desenvolvida em quatro módulos. A primeira unidade será sobre Ambientação; a segunda tratará da proteção normativa sobre direitos humanos e equidade de gênero, e a penúltima abordará a Equidade de gênero e os impactos das violações de direitos humanos. A última unidade discorrerá sobre julgamento com perspectiva.

No dia 29 de junho, a procuradora de justiça de Goiás, Ivana Farina Navarrete Pena, irá proferir palestra magna para este curso. Durante dois anos, Ivana Farina exerceu o cargo de conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). (Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: