O coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – Nucjur,  juiz Decildo Ferreira Lopes, participou de reunião com representantes do Conselho de Psicologia/ GO – CRP09, onde estiveram presentes Wadson Arantes Gama, conselheiro presidente do CRP09; a psicóloga e facilitadora em Justiça Restaurativa, Lucília de Lima; e a estagiária em Serviço Social Leilaine Alves Rodrigues Lopes. O objetivo da reunião foi para celebrar a intenção de estabelecer um acordo de cooperação com psicólogas e psicólogos para o atendimento às vítimas de violência.

Conforme o magistrado, o objetivo do Termo de Cooperação é possibilitar a criação de um cadastro de psicólogas que se coloquem à disposição para receber os encaminhamentos da Justiça Restaurativa, reforçando a estrutura de acolhimento à vítima e às demais pessoas envolvidas que necessitem de atendimento psicológico.

Ainda de acordo com o juiz  Decildo Lopes, “as vítimas carregam uma série de dores e traumas, que a sentença criminal e a condenação do ofensor não resolvem. A pessoa continua carregando traumas, dúvidas, medos e inseguranças. Não tenho dúvida de que a parceria entre Sistema de Justiça e a Psicologia precisa ser estreitada. Estaríamos, com isso, caminhando para a entrega de uma resposta estatal mais atenta às reais necessidades das pessoas impactadas pelo crime”.

Já o presidente do CRP09, conselheiro  Wadson Arantes, afirmou: “É muito importante que possamos sensibilizar a psicologia para esse olhar. Vamos plantar as sementes para viabilizar essa parceria. Em agosto, teremos um evento em que a Justiça Restaurativa figurará num dos temas principais. Também poderemos firmar parcerias com as instituições de ensino superior para a criação de laboratórios de Psicologia Jurídica, que abordariam a Justiça Restaurativa como pesquisa. A participação do CRP09 neste processo é extremamente importante, uma vez que o Código de Ética do Psicólogo se pauta principalmente no respeito aos Direitos Humanos”, frisou o representante do CRP.

O coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – Nucjur,  juiz Decildo Ferreira Lopes, informou que  a minuta do Termo de Cooperação  elaborada, junto à coordenação de convênios do Nucjur, será encaminhada para apreciação do CRP09, para submissão à análise dos conselheiros do XI Plenário. (Centro de Comunicação Social do TJGO)